terça-feira, 6 de outubro de 2015

Esses tribunais de faz de conta...

Esses tribunais de contas que existem às pencas pelo Brasil afora são uma piada - de muito mau gosto.

Compostos por ex-políticos, por sua vez indicados por políticos, valem-se de suas prerrogativas para .... fazer política.

Se alguém procurar com um microscópio, talvez ache, em algum desses "tribunais", que são órgãos auxiliares do Legislativo, um ou outro "ministro" com formação intelectual e técnica suficiente para, pelo menos, entender o que está analisando - ou "julgando", como preferem alguns.


Nos governos trabalhistas, desde 2003, o Tribunal de Contas da União tem se comportado como linha auxiliar da oposição, fazendo de tudo para sabotar programas e obras do Executivo central.

Há dezenas de relatos na imprensa de decisões absolutamente sem sentido, despropositadas, com claro viés ideológico, tomadas para que a sociedade tenha a impressão de que tudo o que sai do Palácio do Planalto é suspeito, corrupto ou criminoso.

Se as pessoas fossem levantar as fichas dos integrantes desses "tribunais" certamente ficariam, no mínimo curiosas - ou indignadas. 

Vamos pegar um exemplo, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Um de seus integrantes foi Walter Abrahão, já falecido, figurinha conhecida dos torcedores de futebol da velha guarda.

Abrahão era narrador esportivo, trabalhou, entre outras, na antiga TV Tupi, e tinha alguns bordões engraçados: não dizia o nome de Pelé, mas sim o nominava como "ele"; quando o placar indicava um empate de zero a zero, dizia que ele estava "oxo" - e por aí vai.

Pois bem, fora da TV, aposentado, Abrahão foi nomeado para o TCM de São Paulo por nada mais, nada menos, que Paulo Salim Maluf.

Nem é preciso informar que o homem do "oxo" era malufista de carteirinha e conseguiu a sinecura por causa, única e exclusivamente, dessa sua admiração pelo ex-governador, ex-prefeito paulistano e atual deputado federal.

Walter Abrahão é apenas um exemplo, talvez o mais evidente, do nível dos componentes desses tribunais de faz de conta que estão por aí, contribuindo para que o Brasil não vá para a frente.

O relator do TCU que vai indicar a rejeição das contas de 2014 do governo Dilma é só mais um dos inúmeros Walter Abrahão homiziados nesses órgãos, fingindo que desempenham funções da mais alta relevância, quando, na verdade, estão ali só para encher as burras.

O tal Nardes não passa de um ex-político ligado ao setores mais reacionários da sociedade brasileira. 

Dar a ele a importância que alguns querem dar seria cômico se não fosse trágico.

4 comentários:

  1. Esse TCU nunca serviu pra nada que preste. Agora tenta mostrar serviço pro Chefe. Ridiculo. Estamos todos andando e andando pra êle. Vai um cafezinho aí, excelência? Já dizia aquêle velho puxa-saco!

    ResponderExcluir
  2. Alô! Alô! Motta! Cambio! Tudo certo por ai? Estamos sentindo falta dos seus posts. Espero que esteja bem de saude! Aguardamos noticias.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de molho nestes últimos dias - uma crise de ciatalgia. Mas volto à ativa em breve. Obrigado.

      Excluir
    2. Estou de molho nestes últimos dias - uma crise de ciatalgia. Mas volto à ativa em breve. Obrigado.

      Excluir