segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O vexame do Poupatempo Móvel em Serra Negra

A passagem do Poupatempo Móvel em Serra Negra, cidade onde moro, foi um fiasco, e serve como exemplo de como uma boa ideia se corrompe por ser pessimamente administrada.

Esse Poupatempo Móvel é um caminhão adaptado para seguir todas as etapas burocráticas da emissão de documentos.

O problema começou na falta de um posto bancário no local onde ele foi instalado. 

Assim, as pessoas tinham de ir até o centro da cidade para pagar as taxas numa agência qualquer, o que já demorava um bocado - e não poupava o tempo de ninguém.

Os rapazes encarregados de fornecer informações estavam um tanto perdidos: aconselhavam, num dia, o pagamento no banco Santander; no outro diziam que a agência serrana não recebia as taxas.

A entrega dos documentos complementou o péssimo serviço.

No dia 25 de setembro, as centenas de pessoas que foram à Prefeitura, local indicado para receber os documentos, receberam a informação de que eles estariam à disposição só no dia 27. A desculpa foi de que o caminhão (sic) havia quebrado...
.
No dia 27, apenas uma parte dos documentos foi entregue. 

Dessa vez a justificativa foi de que a "greve dos correios em São Paulo" atrapalhou o cronograma.

Nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, a entrega deveria começar às 10h30.

Às 11h10 uma fila enorme estava formada em frente da prefeitura - e ninguém do Poupatempo havia chegado.

Pior, os funcionários municipais simplesmente lavaram as mãos, ignoraram o cansaço e o desconforto das pessoas (temperatura de cerca de 30 graus) - várias delas lá estavam bem antes das 10h30 -, alegando que a "moça do Poupatempo" que traria os documentos não atendia as ligações telefônicas via celular.

Ao meio-dia muitos já tinham desistido de esperar.

O prefeito Bimbo, um octogenário que se reelegeu tendo como slogan "honestidade e juventude" (ele é filiado ao DEM e ligado ao clã Chedid), antes de sair para almoçar, parou por alguns instantes para dizer que a prefeitura "não tinha nada" com aquela confusão.

- Não sei se vocês devem esperar ou ir embora, nós só cedemos o imóvel, que é central, para a entrega dos documentos, e até pagamos lanche para o pessoal do Poupatempo - afirmou.

E se mandou, com cara de poucos amigos.

O resumo da história é que ninguém do Poupatempo apareceu até às 14h30, horário previsto para encerramento dos trabalhos, e tampouco ninguém da Prefeitura sabia informar o que havia ocorrido.

Um vexame total.

O custo para uma segunda via da cédula de identidade é de mais de R$ 30.

O documento deveria ficar pronto 20 dias úteis depois de solicitado.

Agora, quem caiu no conto do Poupatempo Móvel terá de ir à delegacia de polícia de Serra Negra para tentar resgatar o seu documento.

E, cá entre nós, nada mais agradável do que ir a uma delegacia... 


AS EXPLICAÇÕES DO POUPATEMPO

O coordenador de comunicação do Poupatempo, Cley Scholz, enviou ao blog mensagem na qual explica, segundo os responsáveis, o confuso trabalho do órgão em Serra Negra.

A íntegra de sua mensagem é a seguinte:

Segundo os responsáveis me informaram, o problema foi o seguinte:

"No período de entrega dos RGs em Serra Negra, aconteceu a greve dos Correios. Como dependíamos do malote e um deles ficou parado no centro de distribuição dos Correios, houve impacto na entrega aos cidadãos
e no dia definido  (2/10 - sexta -feira), não havia RGs para serem entregues. Esse malote está sendo "recuperado" hoje  e os documentos estarão sendo entregues na 4ª-feira na Delegacia de Policia Local. A funcionária Estela será a responsável pela entrega dos documentos.

A Prefeitura foi informada da greve e do impacto na produção dos documentos e que, assim que a entrega de malotes fosse normalizada, faríamos a entrega dos documentos . 

A informação de que "o carro estava quebrado" deve ter sido dada por algum funcionário desavisado da Prefeitura. 

Para que a entrega seja cumprida, o Centro Emissor do IIRGD, está nos apoiando, colocando uma viatura à disposição, que levará o malote até  a Delegacia de Serra Negra nessa 4ª-feira. 

Nas demais Unidades, as Entregas estão sendo realizadas pelos Postos Poupatempo mais próximos, que disponibilizaram recursos para que a operação de entrega não sofra interrupções. Nelas, o impacto do atraso também ocorreu."

2 comentários:

  1. Ok! É assim que se faz. Deu errado? Conserta-se! Eu aqui também estou aguardando. Sentado, claro, que eu não sou besta, nem quero me cansar.

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  2. Quem está esperando receber algum documento, pode desistir, pois a Prodesp demitiu todos os funcionários no dia 30.set.2015. Basta ligar no 0800 e perguntar onde vai atender nos próximos meses.

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