segunda-feira, 12 de março de 2012

Sprit de corps

Demóstenes recebe os cumprimentos: só faltou uma estátua (José Cruz/ABr)

O senador Demóstenes Torres, do DEM de Goiás, um dos maiores Catões da casa, foi alvo de denúncias via imprensa, essa mesma que, normalmente aponta suas baterias contra alvos mais governistas. Torres seria íntimo do conhecido contraventor Carlinhos Cachoeira, preso dias atrás, acusado de estar envolvido num esquema de máquinas caça-níqueis. Além disso, ele é protagonista de vários outros episódios nada dignificantes, para dizer o mínimo.
Ante a perplexidade geral, o senador oposicionista resolveu fazer um pronunciamento em plenário, no qual admitiu sua amizade com Cachoeira. Foi o suficiente para que seus pares, dos mais diversos matizes ideológicos, se derramassem em elogios, no mais acabado exemplo de como funciona o sprit de corps, esse abominável corporativismo que envergonha as nossas instituições.
Devidamente editadas, vão abaixo algumas manifestações de respeito e profunda admiração dos nossos excelentíssimos senadores ao seu digníssimo colega.
Nenhuma palavra, nem uma mísera consideração sobre como as relações pessoais de um senador da República são altamente indicativas de seu comportamento público:

"Há uma questão importante que é: por vezes, senadores ou pessoas do Poder Executivo, quando envolvidos em certos aspectos, levaram senadores da oposição a serem quase que apressados em dizer “olhem aí, essa pessoa está envolvida e tal”. Eu acho que hoje todos nós, que poderíamos ter uma atitude dessa natureza, avaliamos que é importante ouvi-lo com atenção e lhe dar toda a possibilidade de realizar o esclarecimento conforme V. Exª o fez." (Eduardo Suplicy, PT/SP)


 "Nobre Senador Demóstenes, quero saudar V. Exª como um verdadeiro homem público, de primeira qualidade. A minha solidariedade e a minha confiança em V. Exª." (Luiz Henrique, PMDB/SC)


"V. Exª foi uma das boas surpresas que encontrei no Senado desde que aqui cheguei – e já vou exercendo o meu mandato há seis anos –, pela sua correção, pela sua coragem cívica, pela sua determinação e pela sua grandeza. V. Exª é uma pessoa de imensa grandeza." (Jarbas Vasconelos, PMDB/PE)


"Olha, vejo em V. Exª, ao longo de todo o primeiro mandato e deste, uma das pessoas mais competentes, que têm mais conhecimento em termos jurídicos – embora V. Exª tenha um colega, que é o Pedro Taques – e que atuou com a mais extraordinária bravura ao longo de toda a sua vida pública." (Pedro Simon, PMDB/RS) 


 "Tenho acompanhado com muito interesse o trabalho desenvolvido por V. Exª seja como jurista, nas horas em que precisamos do seu aconselhamento, seja como parlamentar atuante, eficiente, dedicado (...) e aqui também no plenário, um senador aguerrido, um senador que faz oposição, que não baixa a cabeça diante dos obstáculos para o exercício de missão tão relevante, que é o de fazer oposição com responsabilidade." (Antonio Carlos Valadares, PSB/SE)


"Para não ser repetitivo e fazer das palavras dos companheiros senadores as minhas palavras, gostaria de dizer sobre outro aspecto desse enfoque. Todos nós, homens públicos, antes de sermos homens públicos somos seres humanos. E como seres humanos todos nós temos de ter um princípio básico: respeitar para ser respeitado. Eu gostaria de poder dar um testemunho e uma demonstração de que, em que pesem posições antagônicas, muitas vezes, neste plenário, V. Exª é daqueles que, quando erra, sabe reconhecer o erro e, com o espírito humano, chega até a pedir desculpas." (Eduardo Braga, PMDB/AM)


"Senador Demóstenes, feliz aquele que, quando é criticado, acusado, pode subir à tribuna e dizer que não tem nada a esconder, que não precisa usar subterfúgios, que não precisa dizer nem que o que está sendo dito é ou não verdade. Simplesmente diz: “Não tenho nada a esconder, investigue-me. E tudo isso é um fato do qual eu não preciso me envergonhar”. Feliz aquele que pode fazer como o senhor neste momento, em que usa a defesa sem subterfúgio nenhum; simplesmente dizendo: “Aconteceu isso e isso, e eu tenho a consciência limpa”. Além disso, alguns não podem fazer pelo passado que têm, pelas marcas que têm. O senhor pode fazer isso pela imagem que tem nesta Casa, e mesmo aqueles que discordam, mesmo aqueles que divergem sabem que o senhor é o homem não apenas do DEM, mas do bem." (Cristovam Buarque, PDT/DF)


"Serei rápido e breve, porque nós estamos diante de um companheiro, de um colega do Senado, de um homem que tem passado e presente de retidão, de comportamento ilibado, e que, com todas as forças, tem defendido os interesses do Brasil e do Estado que representa. Tenho certeza de que V. Exª sairá fortalecido desse episódio e, mais uma vez, vai ser mostrado para o Brasil quem é o senador Demóstenes." (Alfredo Nascimento, PR/AM)


"Caro Senador Demóstenes, quero também, como todas as vozes que estão se somando aqui, louvar o gesto de V. Exª e dizer, como foi dito aqui também, que não era necessário esclarecimento. Todos nós sabemos da sua seriedade, do seu compromisso, da sua honestidade." (Romero Jucá, PMDB/RR)


"Senador Demóstenes, tive oportunidade também de conversar com V. Exª e já de dar a minha opinião, e uma opinião que nós temos discutido sistematicamente no nosso partido a respeito deste tipo de atitude: vazamento de informação, tentativa de chantagear, de fazer linchamento moral." (Inácio Arruda, PCdoB/CE)


"Senador Demóstenes, este plenário é plural e V. Exª teve a manifestação de apoio de representantes dos mais diversos partidos, de ideologias diferenciadas. Eu diria que as insinuações de que V. Exª foi vítima funcionam como que um círculo, que alguém estivesse num jogo de quebra-cabeça, tentando colocar num receptáculo quadrado, não se compatibilizam com a sua história de vida e com as suas atitudes. Neste lenário múltiplo, que funciona como uma espécie de júri, todas as insinuações foram rejeitadas. Portanto, recomendo-lhe tranquilidade. A sua história o deixa, neste momento, absolutamente imune às acusações, ou melhor, às ridículas insinuações que lhe foram feitas." (Roberto Requião, PMDB/PR)


"Senador Demóstenes Torres, eu queria reiterar a V. Exª o meu maior respeito e a minha maior admiração, e manifestar a minha confiança ampla, geral e irrestrita na conduta e nos procedimentos de V. Exª." (Francisco Dornelles, PP/RJ)


"Senador Demóstenes Torres, convivo com V. Exª há praticamente 10 anos. Nem sempre defendemos as mesmas posições. Mas eu aprendi a respeitar V. Exª pela transparência. Estatuto do idoso: relato e defendo. Aprovado. Estatuto da Igualdade Racial: temos divergências, mas vamos construir o acordo. Aprovado, e é lei. Estatuto da Pessoa com Deficiência: defendo, está na Câmara dos Deputados. Cotas: aí, Paim, não há acordo. Aí vamos divergir sempre. Mas é legitimo que você defenda, vai para a comissão e quem tiver voto ganha. É esta transparência, é esta honestidade intelectual que eu aprendi a respeitar. Por isso, eu não esperava outra posição de V. Exª na tribuna neste momento e, por isso, recebeu o apoio de todos os partidos na Casa por sua posição. Meus cumprimentos a V. Exª." (Paulo Paim, PT/RS)


"Prezado Senador Demóstenes, V. Exª é o maior opositor nesta casa e o mais brilhante, na minha opinião. E, às vezes, é o mais difícil de lidar também, quando estamos conduzindo os trabalhos aqui. Na Comissão de Justiça, compartilho com V. Exª a presença, muitas vezes, na cadeira ao lado, e V. Exª também é – eu diria – o mais atuante e, certamente, o mais prestigiado, pela competência, pela firmeza, pela clareza de posições. Discordamos ferozmente frequentemente, mas tenho por V. Exª grande respeito. Quero dizer que sua atitude de vir aqui e de se posicionar levou toda esta Casa, pela sua trajetória pública e também pela maneira como está lidando com essas insinuações, a ter uma postura uníssona de situação e de oposição, o que é muito raro." (Marta Suplicy, PT/SP)

Por pouco, os nobres colegas do senador Demóstenes Torres não o carregam em triunfo numa volta olímpica que o consagraria para sempre.
Por pouco não erguem uma grande estátua de mármore que o imortalizaria, que se tornaria o símbolo maior do Senado brasileiro.

4 comentários:

  1. Tirem o Sarney de lá!

    Demóstenes CASCATA para presidente do senado, já!!!


    Clubinho privilegiado, esse...

    ResponderExcluir
  2. Pra que serve o senado mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Boa pergunta.
    Talvez sirva para esse incessante exercício de auto-bajulação.

    ResponderExcluir
  4. Vergonha. Termos um Senado desse é um verdadeiro tapa na nossa cara!

    ResponderExcluir