terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pobre João!


João Gilberto ficou tristíssimo quando soube que nem todos os ingressos para os shows da turnê comemorativa de seus 80 anos foram vendidos. Além disso, pegou uma forte gripe que prejudicou muito a sua voz. O resultado dessa mistura indigesta foi o adiamento de seus espetáculos, informam os jornalões, naquele tom de fofoca que sempre usam ao tratar de determinadas personalidades.
João é empresariado por uma de suas ex-mulheres. Ela queixou-se que não conseguiu arranjar patrocínio decente para a turnê, que o dinheiro que levantou nem dá para que o artista viaje num jatinho privativo.
Uma pena tudo isso.
Antes de entrar no jogo do mercado, porém, a empresária deveria saber que ele sempre se move pelo dinheiro, pela usura, pela exploração da mais-valia. Quase nunca o mercado quer saber do valor artístico daquele que se arrisca a viver de acordo com a sua lei.
O mercado não distingue um João Gilberto de uma, por exemplo, Mallu Magalhães. Ou melhor, ele adora ver as casas lotadas por um público guiado exclusivamente pelas páginas de entretenimento de uma imprensa despreparada e irresponsável.
Assim, centenas de Mallus poderão virar lucrativas atrações, seja pela franja do cabelo, seja pela estridência vocal, seja pelas pernas bonitas, seja lá por que for - menos pelo talento.
That's entertainment!
O pobre João, com sua voz e violão inconfundíveis, com seus 80 anos de vida dedicados a um trabalho artesanal, paciente, perfeccionista, merecedor de milhares de considerações críticas, estudos, ensaios, artigos, crônicas, entrevistas, vai ter de se recolher a um humilhante retiro até que os ingressos de seus shows sejam vendidos.
Afinal, ele é só o "papa", o "inventor" da Bossa Nova.
Num país que consome milhões de toneladas do mais repugnante lixo produzido pela indústria cultural internacional isso soa como uma ofensa, um ultraje, uma terrível afronta.

2 comentários:

  1. Vc me perdoe, mas esse João gilberto é um mala. A despeito de ele ter "criado" a bossa nova, ele consegue ser o mais chato e, pior ainda, o mais arrogante dops representantes desse g~enero musical, perdoe-me novamente, tão chato quanto ele.

    ResponderExcluir
  2. João Gilberto é o maior artista do Brasil de todos os tempos. Sua produção sempre foi pautada pelo refinamento e pela originalidade. Sinal dos tempos que o pessoal prefira ver a Cláudia Leite, a Ivete Sangalo e o Axl Rose de baixo de chuva, por preços exorbitantes, ao invés de prestigiar este show histórico.

    ResponderExcluir