quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pobreza zero


Os números da pesquisa da Fundação Getulio Vargas, que mostram que nos oito anos do governo Lula a pobreza caiu pela metade no Brasil, são impressionantes. E isso foi feito sem que os princípios da ideologia capitalista fossem rompidos. Eu, por mim, tenho até dúvida se o governo Lula foi, como dizem muito, de esquerda. Certamente foi à esquerda, isso sim, do seu antecessor.
O que Lula fez foi voltar os olhos para o andar de baixo, inaugurando no país uma ação consistente e duradoura para tirar essas dezenas de milhões de pessoas da pobreza, não só com o Bolsa Família, mas também com vários outros programas de inclusão, como o Luz para Todos e o ProUni, por exemplo.
Ao fazer isso, Lula deu uma tremenda ajuda aos capitalistas tupiniquins, já que o tal do mercado consumidor aumentou uma barbaridade e aí as empresas passaram a vender mais, a contratar mais etc e tal. É a roda do capitalismo girando. Algo elementar, mas ignorado por todos os PhDs dos governos anteriores, principalmente os dois do "Príncipe da Sociologia", esse nefando FHC.
Agora, o que se vê é a disposição da presidente Dilma Rousseff de aprofundar a política social de Lula. Ela acabou de dar o pontapé inicial no programa mais importante de seu governo, que pretende tirar mais de 15 milhões de pessoas não da pobreza, mas da miséria. É gente que tem rendimento mensal de menos de R$ 70, ou seja, pouco mais de R$ 2 por dia. Dá para imaginar como vive - ou sobrevive - esse pessoal?
Pelo entusiasmo com que abraçou essa missão, é quase certo que Dilma terá sucesso na empreitada. E, se isso ocorrer, em quatro anos o Brasil estará praticamente livre dessa ignomínia que é a desigualdade social nas dimensões existentes no país.
Nem Lula nem Dilma fazem nada além do que a obrigação de todo governante que se preza. Eu sou daqueles que acham que a única coisa boa do poder é que ele possibilita mudar o mundo para melhor - um tipo de pensamento que, infelizmente, poucos "poderosos" têm pelo mundo afora.

Um comentário:

  1. Lula provou aos capitalistas e fanáticos do néoliberalismo que dá para ganhar muito dinheiro combatendo a pobreza . É por isso que ele fez sua sucessora , uma tecnocrata desconhecida que igual a ele tem amor por este país e seu povo .

    ResponderExcluir