quinta-feira, 11 de março de 2010

Se esta rua fosse minha...

Até agora procuro entender as razões que levaram a Prefeitura de São Paulo a ceder o espaço público do entorno do Parque Anhembi para a realização de uma prova da Fórmula Indy. A justificativa mais óbvia que os governantes apresentam é a do lucro que a cidade terá com a corrida, com os turistas que virão assistir ao evento, que levará a imagem da metrópole para muitos países, um blá-blá-blá sem nenhum sentido.
Se fosse uma corrida de F-1 até que dava para engolir. Mas Fórmula Indy, ainda mais transmitida pela Bandeirantes? Só pode ser brincadeira.
Os reflexos no cotidiano do pobre cidadão paulistano dessa insensatez começaram nesta semana e vão terminar apenas quando o tal "circo" automobilístico for desmontado.
O trânsito nas imediações do Anhembi, que nunca foi uma beleza, piorou consideravelmente. E isso mesmo antes das preliminares da prova. Até os caminhões que chegam aos milhares todos os dias a São Paulo terão de ser desviados do local...
Não sei até quando as autoridades paulistanas vão ser cúmplices nesse processo de apropriação de bens públicos por eventos particulares que visam, exclusivamente, o lucro. Não sei que tipo de compensação a Prefeitura e o Estado recebem quando, por exemplo, permitem shows no Morumbi - e têm de montar, às expensas do contribuinte, um outro show, de abertura e encerramento do principal, com centenas de figurantes da CET e da PM andando de lá para cá feito baratas tontas.
Só sei que tais coisas não me parecem corretas. Nada contra São Paulo ter uma prova de Fórmula Indy ou shows de grupos de rock decadentes. Mas que tais eventos sejam realizados em locais apropriados - um autódromo, um estádio com estacionamento, se é que isso existe na cidade -, não usem um centavo do dinheiro público, e não perturbem a vida do infeliz morador desta megalópole descontrolada e desgovernada.

Um comentário:

  1. Meu caro xará, concordo com tudo o que vc disse; apenas não sei porque vc discrimina a Fórmula Indy? Pelo seu comentário, se fosse um evento de Fórmula 1, transmitido pela Globo, estaria tudo certo então?
    Desculpe-me a franqueza, mas pra mim automobilismo não é esporte.
    Grande abraço.
    E continuo acompanhando seu excelente blog.

    ResponderExcluir