quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Um oásis na telinha

Neste Carnaval, com tempo livre, deu para ver melhor como é a TV Brasil, que tantas críticas recebe da oposição, da grande imprensa, e cuja idoneidade foi colocada em dúvida, outro dia, pelo governador José Serra.
No fim, ficou a impressão de que a TV Brasil é um oásis no meio deste deserto de ideias, deste acinte à inteligência que é a televisão brasileira, com seus BBBs apelativos, novelas repetitivas, telejornais partidários e programas conduzidos por "personalidades" com QI de uma ostra.
A cobertura do Carnaval, baseada em reportagens que mostraram a enorme diversidade cultural brasileira, foi um exemplo de como deveria ser uma rede nacional televisiva: mostrar o país como um todo, e não apenas um recorte dele, como fazem as emissoras comerciais instaladas no eixo São Paulo-Rio.
A programação da TV Brasil procura atender toda espécie de público, desde o infantil, com programas para gostos variados: música, notícia, filmes, muita informação sobre assuntos diversos.
Claro que existem, pela própria juventude do projeto, muitas falhas, tanto técnicas como de produção. Mas o que se percebe é que, acima delas, está a vontade de fazer algo diferente do convencional, de sair do lugar comum.
As críticas à TV Brasil, de que ela é chapa branca, de que foi criada por este governo apenas para integrar a sua máquina de propaganda, são tão primárias que nem merecem contestação.
Fazem, tão somente, parte do extenso repertório de mentiras que a mídia corporativa espalha sem parar, em sua desesperada tentativa de recolocar no poder a oligarquia que mandou no país durante séculos.
E, acima de tudo, está a intenção de golpear mortalmente um projeto cultural que está acima de interesses meramente comerciais. Cada ponto de audiência da TV Brasil representa prejuízo para as "concorrentes".
E isso não pode ser tolerado.

7 comentários:

  1. Vc disse tudo!!
    É simplesmente,o unico canal de tvcanal "assistivel" do Brasil;o resto,é lixo puro!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Sim, a TV Brasil vai na contra-mão das emissoras comerciais no que diz respeito ao conteúdo de sua programação. Mas... esse mesmo conteúdo não passa do mais do mesmo de uma cartilha pseudo-comunista (como o Lula), em que há apenas índios, índios e mais índios. Falta à TV Brasil modernidade na diversidade que esta tanto gosta de proclamar. Além dos índios, falta voltar o olhar também para a nerd alternativa, a drag queen, a miss, o lutador... Olha o BBB aí!

    ResponderExcluir
  4. Não dá pra assistir TV aberta no Brasil.. não temos opções... é td o lixo do lixo msm, como disse o anônimo... a TV Brasil ainda tenta montar uma programação bacana, embora apresente mtas falhas técnicas q põe em questão a paciência do telespectador... mas é a única aberta q dá pra ver algo!

    ResponderExcluir
  5. Motta,

    o artigo foi muito bem elaborado e reflete o que sempre foi a proposta da TV Brasil, extinta TV Educativa, desde a sua gênese, ou seja, fomentar a educação através da televisão, processo chamado de teledidática, precursor do Telecurso 2000.

    Porém, hoje essa emissora chamada TV Brasil, não passa de uma maquiagem e serve como cabide para todo tipo de empreguismo, estrutura que ainda não fora denunciada na mídia por falta de conhecimento da opinião pública. Atualmente a EBC é mantenedora da TV Brasil, que, por sua vez, conta com dois quadros de funcionários distintos: Os funcionários da ACERP (Assoc. De Comunicação Educ. Roquette Pinto) ainda sob o prisma de uma organização social maculada por FHC em 1998 e que no RJ são os responsáveis por manter a emissora no ar, com todas as carências possíveis que vão desde salários baixos a falta de condições técnicas de trabalho; e os funcionários da EBC, provindos de cargos comissionados eleitos de forma escusa e que ganham quatro vezes mais que os funcionários da ACERP, e não justificam a que vieram.

    Infelizmente, meu caro Motta, esta é a realidade que o senhor já deve ter ouvido falar.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh! Eu acho maravilhoso, a Tv Brasil é um sonho.

    ResponderExcluir
  7. A TV Brasil é um sonho no meio do pesadelo das tvs abertas do país!

    ResponderExcluir