domingo, 29 de novembro de 2009

O risco Serra


A vitória do candidato da Frente Ampla, José Mujica, na eleição presidencial do Uruguai, reafirma a trajetória da América do Sul em direção de governos de esquerda, populares, com nítida preocupação social e desejo de mudanças profundas em sociedades amplamente injustas e desiguais.
O Brasil de Lula, com todos os seus defeitos, é a fonte inspiradora dessa onda progressista, muito mais que o temido - pelos conservadores - "chavismo bolivariano", até agora uma carta de excelentes intenções sem grandes resultados práticos.
Porém, para que o continente possa colher, nos próximos anos, os frutos dessas administrações que têm mostrado um novo caminho não só para os povos da região, mas para todo o mundo, é imprescindível que o governo Lula faça o seu sucessor.
Uma vitória, improvável, mas não impossível, de um candidato oposicionista - e é quase certo que ele seja o governador paulista José Serra - custará muito caro não só para o desejo brasileiro de vir a se tornar uma potência econômica e social, mas para todos os países vizinhos, que, como nós, saíram da idade das trevas para a descoberta da luz.
Todos sabem o que é um governo tucano, seus compromissos com o grande capital, sua aversão aos movimentos sociais e sindicais, seu divórcio das causas populares, seu amor ao Estado mínimo e a tudo o que ele representa e, por último, sua submissão ao grande irmão do norte.
Serra presidente será o fim de todos os sonhos.

Um comentário:

  1. No Chile, o lider das pesquisas é um magnata das telecomunicações local, uma espécie de Berlusconi, vamos ver se esquerda vira o jogo por lá...
    Abs!

    ResponderExcluir