sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sucessão de patacoadas

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo excluiu mais cinco livros que eram usados pelos alunos em atividades de apoio nas salas de aula.
Os livros excluídos são os seguintes:
"Um Campeonato de Piadas", de Laerte Sarrumor e Guca Domenico, da editora Nova Alexandria, por conteúdo preconceituoso;
"Poesia do Dia - Poetas de Hoje para Leitores de Agora", de Alberto Pucheu, André Dick, Bruna Beber, Danilo Monteiro, Diego Vinhas, Elisa Andrade Buzzo, Fabrício Carpinejar, Fabrício Corsaletti, Joca Reiners Terron, Marcelo Camelo, Mário Bortolotto, Paulo Scott, Paulo Seben e Rodrigo Petronio, da editora Ática, por inadequação para a faixa etária;
"O Triste Fim do Menino Ostra e Outras Histórias", de Tim Burton, da editora Girafinha, por inadequação para a faixa etária;
"Memórias Inventadas - A Infância", de Manoel de Barros, da editora Planeta, das salas do Programa de Recuperação Intensiva da quarta série, por inadequação para a faixa etária;
"Manual de Desculpas Esfarrapadas: casos de humor", de Leo Cunha, editora FTD, das salas do Programa de Recuperação Intensiva da quarta série, por inadequação para a faixa etária.
Anteriormente, a Secretaria de Educação já havia tirado das escolas um livro que trazia um mapa da América do Sul com dois Paraguais e nenhum Equador e outro recheado de palavrões.
Os desta última leva são de nível bem mais elevado.
Manoel de Barros, por exemplo, é poeta renomado. Assim como Tim Burton é um cineasta de obra importante. Sobre os livros de piadas, pode haver alguma controvérsia, mas piadas, por definição, devem ser engraçadas, e 99% delas são mesmo politicamente incorretas.
Já o que a Secretaria de Educação paulista faz pelas crianças do Estado não tem graça nenhuma. O que começou com um lamentável erro parece agora se transformar numa sucessão de patacoadas.
Dá para levar a sério?

2 comentários:

  1. MOTTA, BOM DIA!!!
    POSSO COLOCAR OS SEUS CONTOS NO MEU BLOG OU INDICÁ-LOS?
    GRATO

    ARVÃO


    oravlaseven-alvaro.blogspot.com ( BLOG DO ARVÃO)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alvaro,
    Tanto os contos quanto as crônicas podem ser republicados sem nenhum problema. Peço apenas que indique a autoria.
    Agradeço muito o seu contato.
    Um abraço,
    Motta

    ResponderExcluir