sábado, 21 de dezembro de 2013

O feliz Natal do Eduzinho

A imagem mais forte que tenho do Natal é a do Eduzinho, contínuo que trabalhou um século no Estadão, que, numa das muitas conversas que tivemos anos atrás, me falava do maior desejo de seu filho, um gigante com alma de criança:
- A sua alegria é ir ao shopping ver o Papai Noel.
O Eduzinho ficou me devendo a foto daquele doce homenzarrão com o Papai Noel. Tudo bem, eu acredito na sua palavra. Afinal, não é preciso estudar as escrituras para saber que os puros de coração são o único motivo para este mundo ser, pelo menos, tolerável.
O fato é que nunca vi o Eduzinho, com todos os seus problemas de saúde e com a constante falta de dinheiro, reclamar da vida.
E parecia que ele gostava realmente do que fazia e das pessoas que conhecia naquela redação.

Talvez por enxergar nele essa sinceridade que falta em tanta gente é que ninguém reclamava quando ele pedia dez reais para comprar "uma mistura" para o almoço.
- Devolvo assim que sair o pagamento - dizia, com ar sério.
Eu fazia cara de quem acreditava na promessa raramente cumprida porque sabia que era isso o que o Eduzinho esperava de todos nós: ser tratado com respeito, sem pena.
Nesta época, quando tantas hiprocrisias se purgam com votos de felicidades da boca para fora e presentes comprados no último instante, fico imaginando como será o Natal na casa do Eduzinho, lá num bairro esquecido da periferia da Zona Leste paulistana.
Sei que a sua casa é muito modesta, sei que ele precisava dar umas facadas no pessoal da redação para completar o orçamento, sei que ele levantava bem cedo e saía tarde do trabalho.
Mas sei principalmente que ele levava todos os anos aquele seu filho já adulto para se maravilhar com a roupa vermelha e as longas barbas brancas do Papai Noel do shopping-center.
Só isso já me dá a certeza de que o Natal na casa do Eduzinho é especial, talvez sem enfeites, talvez sem champanhe, mas pleno daquilo que é essencial ao homem: o amor aos desprotegidos, aos pequenos e aos necessitados.

(Crônica publicada originalmente no Natal de 2008. Revi o Eduzinho uns dois anos depois, estava viúvo, havia mudado para a Zona Norte, tinha saudade do tempo do Estadão, perguntou por vários colegas, e ainda cuidava de seu filho. A saúde andava ruim, ele sempre teve problemas de hipertensão, acabou aposentado por isso. Espero, de coração, que ele e seu filho tenham um ótimo Natal, estejam onde estiverem.)

Um comentário:

  1. Mto bom natal pra vcs!!!!
    Essas humildes criaturas são + felizes que os clientes das hstres da vida!!!!
    Sonia raquel

    ResponderExcluir