sexta-feira, 15 de junho de 2007

Território livre

A explosão da internet teve o poder de uma bomba atômica na democratização da informação. Ainda é cedo para dizer que o jornalismo impresso está morto, mas com certeza já dá para afirmar que seu futuro é, na melhor das hipóteses, duvidoso.
Felizmente, as empresas de comunicação estão entrando bem devagar nesse novo universo. Ainda se apegam à edição cara e lenta de jornais e revistas, com empresas que são verdadeiros mastodontes - reagem de maneira pachorrenta à notícia, movem-se com incrível indolência em direção às novidades e ao gosto de seu público.
Se tivessem percebido o potencial desse novo meio, teriam investido nele a fortuna que jogam fora em publicidade e marketing na tentativa de estancar a sangria cotidiana de leitores. E se fizessem isso, esmagariam com seu poder econômico as maravilhosas experiências que surgem a todo instante na rede.
Assim, por enquanto, a internet é território livre em que cada cidadão pode se expressar. Os blogs, hoje, mais que simples diários pessoais, são os reais formadores de opinião, rios onde correm soltas as ideologias e crenças que adubam o planeta Terra.
Com o tempo, haverá a seleção natural. Sobrarão os mais capacitados, os mais profissionais, os mais criativos, os que realmente tiverem algo a dizer.
Muda o suporte, permanece a arte.

Um comentário:

  1. Olá Carlos.Estive aqui lendo um pouco.
    Gostei deste artigo seu e tomei a liberdade de publicá-lo no meu Blog.
    Fiz isso porque tenho a mesma opinião.Chega lá: http://ritavelosa.blogspot.com
    Abraço fraterno!
    Belo Blog!

    ResponderExcluir