O Brasil é uma democracia jovem, imatura e defeituosa.
Mas, graças ao esforço de muitos, é uma democracia.
E só isso já é suficiente para colocar o país lá no topo, na comparação com as outras nações.
Manter uma democracia não é para qualquer um.
É preciso um povo suficientemente educado, esclarecido, com tradição na prática da cidadania, para resistir às tentações totalitárias que surgem quando as coisas não andam bem.
No Brasil, hoje, há sinais preocupantes de retrocesso, com algumas pessoas fazendo um barulho danado para mostrar que a democracia é uma porcaria e, pior, causa dos males que travam o desenvolvimento desde a chegada das naus portuguesas à costa baiana.
Para essas pessoas está na hora de os militares saírem dos quarteis e assumirem, como fizeram há 50 anos, com resultados desastrosos, o controle da vida do país.
Outros culpam o PT, os "petralhas", esses indivíduos que substituíram os comunistas como os demônios enviados à Terra para que o mal triunfe, por tudo o que está errado, desde a fila nos bancos até a roubalheira generalizada.
Essa turma, cada vez mais ruidosa e agressiva, gostaria de um governo central mais autoritário, mais truculento, que prendesse e arrebentasse aqueles que, a seu ver, são a causa das nossas desgraças - todos que, nessa visão tosca e primária, são adeptos do diálogo, da tolerância e do respeito às leis para resolver os conflitos.
O paraíso para esse bando seria, pelo que pregam, uma nação regida por uma legislação que tirasse os direitos das minorias, sufocasse o contraditório, instituísse tribunais sem a atuação da defesa, impedisse a mobilidade social e desse à elite econômica ainda mais privilégios.
Todo mundo sabe qual é o nome de um sistema social desse tipo.
E todo mundo sabe que ele não resolve nenhum problema mais grave de uma nação, mas sim o aprofunda.
A democracia, plena, viva, atuante, tem inúmeros defeitos, mantê-la viva não é tarefa para os fracos.
Trilhar o seu caminho é uma pedreira, mas só caminhando por ele é que o Brasil ou qualquer outra nação vai prosperar.
É verdade Motta. Parece incrível, mas no Brasil ainda tem muita gente que despreza e se acha acima das leis. Mas, não tem jeito. Não adianta espernear e bater panela. Ela veio pra ficar.
ResponderExcluir