segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Haddad faz o óbvio. Que ninguém fez antes

O título de uma notícia me chama a atenção na home da Folha: "Prefeitura de São Paulo planeja garagens perto de estações de metrô."

E no subtítulo: "Gestão Haddad pretende estimular a construção de estacionamentos fora do centro expandido."

Não leio a nota inteira porque não tenho acesso ao seu conteúdo, restrito aos assinantes do jornalão.

Mesmo assim, deduzo que o prefeito paulistano quer, com essa medida, estimular o uso do metrô para as pessoas que trabalham longe de onde moram e assim retirar seus carros de circulação em locais onde o trânsito já está completamente saturado.


É mais uma iniciativa inteligente de Haddad - como as faixas exclusivas de ônibus e as ciclovias - para dar uma melhorada no caos da mobilidade urbana da capital paulista.

O que é de se admirar é que somente agora, 40 anos depois da construção das primeiras linhas de metrô em São Paulo, alguém pense nisso.

Quando morava na capital, embarquei diversas vezes na estação do Butantã, grande, até mesmo imponente.

Mas todas as vezes que ia lá ficava pensando em como foi possível que ninguém tivesse pensado em construir, ao lado daquele edifício imenso, um outro, de garagens, para que quem trabalhasse em outras regiões da cidade, pudesse deixar ali seu carro, embarcar no trem, e ir, com relativa despreocupação - e gastando menos - ao serviço.

Também nunca me conformei com o fato de que os engenheiros que projetaram a estação tivessem se esquecido de incluir nela um pequeno detalhe: sanitários.

Milhares de pessoas entrando e saindo dali, todos os dias, e nem um banheiro, sequer um...

E aí eu me vejo pensando: será que quem projeta essas obras tem alguma consideração, algum apreço, o mínimo de respeito, pelo público que vai usá-las?

Um comentário:

  1. Olha, na Estação Metro do Belém, existe um estacionamento desativado, e é enorme, sempre estacionava la quando funcionava, era uma beleza, depois que o Kabasso foi eleito, o estacionamento foi desativado, igual aquele da Praça Marechal Deodoro, uma incógnita, se algum secretário do Hadadd ver aquilo, imediatamente vai fazer funcionar. Espero, claro, com essa manada de incapazes de olho na grana que podem levar, vai ser difícil!!!
    Oremos

    ResponderExcluir