quinta-feira, 19 de junho de 2014

As pobres ricas vítimas de preconceito


Xingar a presidenta foi ruim demais para a imagem do Brasil no mundo, mas muito pior para quem gritou os palavrões.
O incidente poderia ter terminado aí, com as inevitáveis reprimendas de quem achou que aquelas pessoas ultrapassaram todos os limites da falta de educação, se não fosse por um detalhe: há ainda quem defenda os bocas-sujas, veja naquela covarde agressão uma manifestação legítima e, loucura das loucuras, uma reação compreensível de quem se sente oprimido por um governo corrupto e que está destruindo o país.
Já li algumas coisas nas redes sociais que conseguiram a façanha de colocar os dez fios de cabelo que ainda tenho em pé, tamanho o absurdo das argumentações.
Uma empresária bem-sucedida chegou a escrever um texto no qual se diz vítima de preconceito - por ser branca e rica!

É simplesmente inacreditável que pessoas que têm amplo acesso à informação, que podem frequentar as melhores escolas, que têm dinheiro suficiente para usufruir de todos - ou quase todos - os equipamentos culturais que existem neste mundo, venham a público expressar-se de maneira tão primária, tão ilógica, tão imbecil.
Sinceramente, tenho pena dessa gente.
E fico condoído não porque elas são o que são, desprovidas de inteligência até para raciocinar sobre fatos básicos - sou rica, portanto, sou privilegiada, já que existem bilhões de seres humanos que não têm o que eu tenho -, mas sim porque falta a elas uma qualidade imprescindível ao homem, aquela que pode ajudá-lo a construir, um dia, quem sabe, uma civilização que permita a ele a plena realização de todos o seu imenso potencial - a solidariedade.
"Cheguei ao que sou graças ao meu esforço, dei duro, trabalhei muito, pago meus impostos e meus fornecedores, trato bem meus funcionários e, portanto, não admito que ninguém venha falar mal de mim, tenha preconceito de mim porque sou branca e rica ou que ouse mexer um milímetro naquilo que conquistei com meus méritos..."
Imaginar que é possível construir um país menos injusto com pessoas que pensam assim no topo da pirâmide social é, no mínimo, ingenuidade.
Para não dizer que é impossível.

Um comentário:

  1. Me lembrei das maes dos mafiosos da Italia. Quando os filhos sao presos, levantam as saias e mostram a xereca pra imprensa. Nao demora, chegamos la.

    ResponderExcluir