quarta-feira, 21 de maio de 2014

O cidadão Paulo Coelho, medíocre como o escritor

Nunca li e tenho certeza de que nunca lerei um livro de Paulo Coelho.
Já passei da idade para perder tempo com esoterismo, auto-ajuda, misticismo ou outras bobagens do gênero. 
Nada contra quem goste dele, acompanhe as tolices que escreve em suas colunas nos jornais e compre seus livros.
Sei que Paulo Coelho é um fenômeno mundial, embora as causas para isso sejam um mistério, pelo menos para mim, tal o número de críticas negativas que ele já recebeu.
Estarão os críticos tão errados?
Ou estarão errados os ilustres imortais da Academia Brasileira de Letras que o elegeram para fazer companhia a eles no aprazível chá da tarde?
Sei lá, só o tempo vai dizer se Paulo Coelho é um escritor de verdade ou uma ficção criada pela indústria "cultural" - ou de entretenimento.
Tenho certeza de uma coisa, porém: da mesma forma que não compro um livro de Paulo Coelho, jamais compraria um carro usado dele.

É que não dá para confiar em Paulo Coelho.
Não dá para acreditar na honestidade de um sujeito que muda de opinião tão bruscamente como ele, que até outro dia estava puxando o saco do governo, das medidas que tomava, e hoje, como num passe de mágica, faz parte da turma que torce contra o Brasil, que quer que tudo que se faz aqui dê errado apenas para defenestrar os trabalhistas do Palácio do Planalto.
Não gosto de gente assim.
Odeio trânsfugas.
Principalmente esses que trocam de lado por motivos fúteis, porque seus egos sofreram algum tipo de contrariedade.
Paulo Coelho é um bom exemplo do analfabeto cívico.
As críticas que agora faz à Copa do Mundo no Brasil são rasas, típicas de quem não sabe do que está falando e que usa dados mentirosos para justificar seu ponto de vista. 
Os estudiosos da obra de Paulo Coelho dizem que ele tem sérios problemas com a gramática, com o vocabulário e com a sintaxe.
Se isso for mesmo verdade, o escritor Paulo Coelho pelo menos está sendo coerente com o cidadão Paulo Coelho, esse que poderia ajudar, com a sua inegável popularidade, a melhorar a imagem do Brasil no mundo: os dois são absolutamente medíocres.

7 comentários:

  1. Muito bom Motta. Parece-me que alguns nomes foram artificialmente guindados ao estrelato para servirem aos inimmigos do trabalhismo.

    ResponderExcluir
  2. Incrível que mesmo após o governo esfregar na cara de vocês o destino dos impostos que pagam com seus míseros salários, após trabalharem 250 horas por mês, ainda continuam a acreditar e apoiar futebol e/ou copa, e por ignorância, ofender Paulo Coelho que é um dos maiores escritores da sua geração (isso mesmo, escritor bom não é aquele que acerta todas as regrinhas da gramática e escreve um livro de mil paginas, mas sim aquele que em poucas linhas, com linguagem simples, apresenta um pouco das faculdades humanas/mentais)
    Meus amigos, não atentem-se aos críticos, como dizia um velho escritor: Critico é igual eunuco de harém, olha todas as mulheres todos dias, morre de vontade, mas NUNCA conseguirá fazer nada.
    Continuem a criticar o trabalho que vocês sequer conhecem ou compreendem, e fiquem em frente à televisão vendo jornais "maquiados", programas de adivinhação e novelas...e aí quem sabe na próxima encarnação aprendam a ter um pouco de cultura e aprenderem, pelo menos, quem vocês são na realidade, além dos próprios nomes e empregos, e não uns escravos inúteis do sistema de televisão, celular e consumismo.

    ResponderExcluir
  3. Esse dai se acha muito esperto! Tenta atribuir aos outros sua proprias mazelas. Caminha rapido para o suicidio moral!

    ResponderExcluir
  4. Sua crítica disfarçada através de palavras bonitas nada mais é que mais um "achismo" que encontramos pela internet. Ora, se tu não leu nenhum livro do Paulo Coelho, qual o parâmetro que usa para julgá-lo, mesmo que se utilizando de um texto gramaticalmente correto e aparentemente crítico?
    Como José Lins do Rego disse: "Os grandes escritores têm sua língua, os medíocres, sua gramática."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo, não julguei os livros de Paulo Coelho, como está bem claro no texto: "Sei lá, só o tempo vai dizer se Paulo Coelho é um escritor de verdade ou uma ficção criada pela indústria "cultural" - ou de entretenimento." Simplesmente disse que não li, nem nunca lerei o que ele escreve, porque não tenho tempo para essas bobagens de misticismo, auto-ajuda e coisas do gênero. Também não tenho nada contra quem goste dele. Prezo e defendo a liberdade individual. Interessante a sua citação de Zé Lins, ele realmente um escritor. Mostra que você tem parâmetros para medir a qualidade dos textos que lê. Continue a usar essa régua. Um abraço.

      Excluir
  5. Outra coisa (sim, eu sou a pessoa do comentário anterior)... Mudar de opinião é inerente ao ser humano e à vida. Bem que Raul Seixas já dizia que é melhor mudar "do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo."

    ResponderExcluir
  6. Em relação à opinião política dele (sim, eu sou a pessoa que está enchendo o seu saco nos outros comentários, mas faço isso amigavelmente, cara. Não estou te tirando, só não concordo com sua opinião)...
    Na parte da política eu concordo contigo. As críticas à Copa do Mundo são e foram ridículas, ingênuas, fruto de quem quer cortar o mal pela ponta do galho ao invés de cortá-lo pela raiz. Sou um grande apreciador da Copa do Mundo, mesmo entendendo as imensas falhas do governo em relação ao assunto. Mas cara, é ridículo boicotar uma coisa que é apenas parte de um sistema falho e sucateado. Essa não é a solução.

    Mas enfim... olha, só acho que tu deveria ler os livros antes de falar. Só te julgo por isso, e não por dar sua opinião. Se mesmo depois de ler, tu não gostar dos livros, aí pode falar mal o tanto que quiser que ninguém vai invalidar sua crítica.

    ResponderExcluir