quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Não é fácil viver numa democracia

Democracia é um negócio complicado.
O maior problema é que tem gente que não percebe que existem limites para tudo nesta vida.
Mesmo nas mais avançadas democracias - que não é o caso do Brasil.
Não dá, por exemplo, para o sujeito ficar usando as redes sociais para disseminar o ódio, o preconceito, o racismo.
Isso não faz parte da democracia.
Não é possível, também, que, em nome da "liberdade de expressão", idiotas usem os meios de comunicação para ofender quem quer que seja.
Isso não faz parte da democracia.
Também não faz parte da democracia permitir que pessoas se associem em bandos para depredar patrimônio público ou privado como se isso fosse parte de protestos "democráticos".
Democracia não é nada disso.
Na democracia, aprendi faz muito tempo, quem perde uma eleição limpa, legítima, tem de aceitar a derrota e procurar dar o troco na próxima oportunidade, nas urnas, o lugar onde o povo expressa a sua vontade, onde ele elege seus governantes e seus representantes parlamentares.
Não tem essa de querer virar o jogo no tapetão.
Ou no camburão.
Esses doentes mentais que hoje vomitam seu ódio por todos os cantos se esquecem que até outro dia atrás estavam por cima, mandando e desmandando, e só largaram a rapadura porque foram obrigados pela vontade popular, no voto, sem violência nem cambalacho.
Democracia parece uma coisa fácil.
Mas se a gente for ver, é o sistema social mais complicado que existe.
Mesmo assim, é o único capaz de promover o progresso da civilização.
Quem não gosta da democracia não tem fé na humanidade, não gosta da vida.

3 comentários:

  1. O Povo pacifico, sempre aceitou todas as propostas de organizacao social. O problema sao os vendedores da Patria. Dai que parte a violencia.

    ResponderExcluir
  2. Nesse diapasão, todo mundo que se sentir 'vendido' a qualquer momento tem um pretexto perfeito pra inverter as regras do jogo (se não me satisfazem ou fazem algo que eu julgo condenável, não jogo ou saboto o jogo - é isso?). 'Povo' é uma categoria muito flexível: tem gente que fala em nome dele mas na realidade é elite. A apropriação do discurso e da voz do 'Povo' por elites é o que fazem direita e esquerda opositoras, a todo momento. Isso é elitismo e vanguardismo camuflados. Hoje quem manda nos movimentos sociais são partidos que usam suas estruturas e espaços para se promover e promover suas agendas - uma das quais é tirar o PT do poder.

    ResponderExcluir
  3. Meu comentario e obvio pra quem conhece a historia recente do Pais. Ta jogando conversa fora, amigo. Leia o Principe da Privataria.

    ResponderExcluir