sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

É difícil ser honesto no Brasil

O noticiário sobre a corrupção na Prefeitura de São Paulo, que somente está sendo investigada graças aos esforços do prefeito Fernando Haddad, volta com força. São tantos os fatos do inquérito que os jornalões não têm outra coisa a fazer do que divulgá-los.
O caso do "trensalão", envolvendo figuras graúdas do tucanato paulista, também insiste em ficar na berlinda. 
A corrupção envolve toda a sociedade, não poupando gente que, até outro dia, parecia estar longe dela, como os empresários, sempre apontados como paradigmas da eficiência do sistema capitalista.
É incrível como essa imagem de que só existem corruptos e não corruptores ficou impregnada na cabeça das pessoas.
Para muitas delas, bandidos são apenas os que recebem as propinas, geralmente agentes do poder público.
Na nossa cultura, quem oferece dinheiro para ganhar uma facilidade, ou quem simplesmente aceita entrar nesse jogo, não faz nada de errado.
Atire a primeira pedra quem nunca participou ou pensou em participar de um esquema desses, não teve vontade, por exemplo, de não se submeter a filas intermináveis numa repartição pública qualquer em troca de oferecer alguns caraminguás para um burocrata.
É difícil no Brasil não ser corrupto - ou corruptor.
Mas há uma escala de valores, que mede o homem.
Não dá para comparar o sujeito que, numa festa, dá uma gorjeta antecipada para o garçom lhe servir o uísque mais generosamente, com aquele que "perdoa" o pagamento de ISS devido por uma grande empresa em troca de um depósito de milhões de reais em sua conta bancária.
Seja lá como for, muita gente que anda por aí discursando como se fosse o mais puro dos mortais tem muita culpa no cartório, está só se aproveitando da onda anticorrupção para sair bonito na fotografia.
Combater a corrupção deveria ser uma das prioridades de qualquer governo, deveria ser uma batalha diária a ser enfrentada por qualquer governante.
Infelizmente a nossa é a sociedade do "jeitinho", da "Lei de Gerson", pela qual é necessário levar vantagem em tudo.
No Brasil, essa é a triste verdade, para a desgraça de todos, quem é honesto é "trouxa". 


Um comentário:

  1. Não só é trouxa, como pode ser processado e preso, e caso seja completamente honesto cumprirá a pena integralmente,

    ResponderExcluir