terça-feira, 19 de março de 2013

A crise eterna, nas ondas do rádio


Nos anos 80, naquele tempo em que a democracia brasileira era ainda apenas um sonho, o jornalista Alexandre Machado lançou um programa na quase secreta TV Gazeta, de São Paulo, com o sugestivo nome de "Vamos Sair da Crise". Nele, convidados das mais diversas áreas do conhecimento debatiam alternativas para o país criar um novo modelo econômico/social e superar a sua estagnação.
O programa não foi um sucesso popular. Mas teve êxito graças à sua fórmula, aos seus entrevistados e à maneira "cool" com que era conduzido. De certa forma, marcou época, foi importante e teve seguidores.
Hoje, Alexandre Machado apresenta de manhã um programa na rádio Cultura FM, chamado "Começando o Dia", no qual, entre peças eruditas ligeiras, continua, tantos anos depois, a mostrar um Brasil afundado em graves problemas, sérias crises.
O jornalista segue com a receita de 30 anos atrás de levar entrevistados para comentar os temas mais variados, assim como ele próprio dá seus pitacos sobre isso e aquilo.
O interessante é que, na sua maneira calma, com o tom de voz baixo, um anti-Datena explícito, Machado faz exatamente o mesmo que outros "comunicadores" que infestam as "ondas hertzianas" costumam fazer, que é usar o serviço de concessão pública para esculhambar o governo - federal, lógico.
Essa tropa de choque, espalhada por todo o "dial", não dá um segundo sequer de descanso àquele que dizem ser a fonte de todos os males passados, presentes e futuros do Brasil, ou seja, o governo trabalhista.
A diferença entre eles está apenas na forma. O discurso é o mesmo, não por coincidência aquele repetido pelos próceres da oposição, neoliberais e financistas sempre com vergonha de assumir a sua ideologia verdadeira.
A crítica é a melhor expressão da democracia.
Ela, porém, tem de ser feita sem disfarces, honestamente.
Só assim ela poderá ser levada a sério, ser debatida e talvez contestada.
Usar as concessões públicas dessa maneira como faz esse bando de "comunicadores", como propaganda disfarçada de informação, nada mais é que um truque sujo, coisa de quem está somente preocupado em levar a luta política às últimas consequências, ignorando totalmente o papel dos meios de comunicação numa sociedade democrática contemporânea.
Mas fazer o quê, se o próprio governo trabalhista, que é cotidianamente atacado de todas as formas, não faz absolutamente nada  para impedir que tais abusos proliferem?

2 comentários:

  1. Talvez esse pessoal tenha perdido o senso do ridículo e não tenha notado, ou agem mesmo por má fé. Li em um jornal outro dia, na coluna de Claudio Humberto, que os empresários e economistas desconfiavam que as pesquisas do IBGE, aquelas que falam que o Brasil vive pleno emprego poderiam estar sendo manipuladas, pois não era possível, que em um País com inflação"galopante" e um "pibinho" houvesse pleno emprego.
    Pois bem, ontem assistindo o Jornal Hoje tive conhecimento de mais uma pequisa CNI/IBOPE, em que a popularidade da Presidenta, seu Governo e sua maneira de governar seguem em alta. Fico pensando, em vez desse povo ficar criticando, por que não se pergunta onde é que estão errando, afinal, há muito, o Governo resolveu governar para quem realmente importa, ou seja, aquele povo sempre esquecido pelo políticos neo-liberais e seus prepostos na imprensa, se continuar assim, as oposições e a mídia, pregando o falso moralismo e as receitas que estão levando a Europa e os EUA para o abismo, 2014 será um passeio para Dilma e o PT, pois nem o STF e seus julgamentos políticos poderão salva-los!

    ResponderExcluir
  2. E para complementar meu primeiro comentário, ontem recebi a conta de luz do mês de fevereiro, e apesar da sabotagem tucana aqui em São Paulo, a conta realmente baixou, agora quero ver com que cara a tucanada vai defender seu choque de gestão e outras patacoadas que só visam tirar o dinheiro dos trabalhadores para os especuladores, a continuar assim, as oposições não terão bandeiras em 2014, a não ser a do arrocho e do entreguismo descarado!

    ResponderExcluir