Aparentemente, são acontecimentos banais. Nenhum deles é capaz de mudar a vida na metrópole. Porém, e isso é o que importa realmente, as ações indicam que o governo municipal adotou um olhar ao mesmo tempo mais humano e mais sério em relação ao que se passa na cidade.
Um bom administrador não é só aquele que executa de modo eficiente um plano de governo e atende as carências da população em vários setores. Além disso, o seu governo tem de transmitir às pessoas algo muito mais subjetivo - a sensação de que existe, por trás de toda a infra e a da superestrutura da megalópole, indivíduos que realmente se importam com o que acontece nela, que estão atentas ao desenrolar de seu dia a dia e zelam pelo bem-estar dos cidadãos.
Paternalismo?
Quase, mas não apenas.
A verdade é que os brasileiros só se sentem bem quando são governados por personalidades fortes, seja qual for a sua ideologia.
Eles têm de saber que há alguém que se mostre preocupado com as suas demandas e que cobre de seus subordinados um trabalho eficiente e correto.
Não por coincidência, os dois piores prefeitos de São Paulo, Celso Pitta e Gilberto Kassab, nunca demonstraram, pelo menos em público, esse tipo de personalidade. Nunca pareceram ser prefeitos de fato.
Ao contrário, outros como Jânio, Marta e Maluf - posições políticas à parte - sempre fizeram questão de mostrar a todos quem governava a cidade.
Lula fez tanto sucesso popular porque, além de outras virtudes, encarnou o papel de "protetor" dos desprotegidos. Sua sucessora foi apresentada como alguém de temperamento forte, mandona, que gosta de dar ordens - alguns dos atributos que a grande maioria das pessoas admira num governante.
Ainda é muito cedo para definir o estilo de Haddad. Mas o pouco que já foi possível observar indica que ele pode, muito cedo, transmitir uma marca pessoal forte à sua administração, uma identidade capaz de renovar as esperanças da população de que o futuro não será catastrófico.
Bom texto. Só uma correção: os GCMs que agrediram skatistas na Roosevelt não foram demitidos, mas afastados enquanto respondem a processo administrativo. E, de fato, faz diferença um governante demonstrar que se importa com as pessoas para as quais trabalha.
ResponderExcluiro Haddad tem que fazer uma limpeza universal, pois foram 20 anos o PSDB,PPS,PV, PDT,PTB,DEM,PSD colocando seus bandidos para roubar descaradamente na prefeitura, tem que mandar todos os indicados, selecionar os concursados, e renovar totalmente o quadro de funcionarios em todas as pastas, assim como fazer uma auditoria confiavel(internacional) e rever todos os contratos ja encerrados e em vigencias??? Vai Haddad
ResponderExcluir