sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A Justiça está nua


Não vou falar o que acho da Justiça do meu país. Acho que tudo o que escrever será mera repetição da opinião de gente bem mais entendida que eu nesse assunto - ela é demorada, praticamente inacessível para os pobres, generosa com os ricos etc e tal.
Como cidadão, apenas recorri à Justiça uma vez, recentemente. O despacho do juiz é um primor de incoerência e falta de lógica. Mostra que, ou ele não entendeu o que leu - e assim é um analfabeto funcional -, ou simplesmente não leu o processo - e assim não gosta de trabalhar, ou não leva o seu trabalho a sério, o que, no fundo é a mesma coisa.
Acho que o caso mais emblemático do que é a Justiça no Brasil são os dez anos nos quais o ex-diretor de redação do Estadão Pimenta Neves esteve solto, depois de matar friamente sua ex-namorada e confessar o crime. Julgado e condenado, ele se valeu de todas as chicanas para não ser preso enquanto seu processo não atingisse o Olimpo, a última instância, o que demorou todo aquele tempo.
Então veio o julgamento da AP 470, o tal mensalão, que deixou estarrecida grande parte da sociedade brasileira, que não achava que aqueles senhores e senhoras caprichosamente vestidos e donos de um linguajar excêntrico e inextricável fossem capazes de fazer o que fizeram e de agir como agiram.
Como diria aquele velho e reacionário apresentador de telejornais, aquilo foi "uma vergonha".
O julgamento do tal mensalão, porém, tem se mostrado capaz de superar qualquer recorde firmemente inscrustado no Guinness Book.
É fonte de feitos extraordinários, como essa monstruosa demonstração de crueldade do procurador-geral que pede o encarceramento dos condenados na véspera do Natal, a data máxima da cristandade, o símbolo maior da tolerância e do amor.
Joaquim, Celso, Gilmar, Marco Aurélio, Roberto, Luiz...
Não importa o nome.
Todos se revelaram ao distinto público homens com todos os defeitos de todos os outros homens.
Inveja, ambição, vaidade, maldade, desejo de vingança.
Nossos ministros supremos, com o julgamento do tal mensalão, ficaram nus, desnudaram ao distinto público as suas almas, o mais profundo do seu ser.
É uma visão repugnante, que choca a todos nós.

4 comentários:

  1. Muito se fala em golpe pela blogosfera. Acontece que ele já está em curso faz tempo. O que não significa que o PT tenha se dado conta desse processo.

    A pasmaceira institucional do Partido dos Trabalhadores, seus dirigentes e parlamentares, é de uma estupidez que nos dá arrepios.

    O partido do governo que o povo brasileiro escolheu para dirigir os destinos do país não é capaz de se defender. Não o faz nem em relação ao partido e muito menos ao governo. Sobre os condenados, então, é de uma leviandade estarrecedora.

    Digo isso porque filiado, militante e eleitor que se decepciona a cada dia e que não consegue enxergar qual a estratégia que se tem em mente numa lógica política de combate permanente da famosa luta de classes, prélio que está em curso há algum tempo. E o PT se limita a notinhas ingênuas e a profetizar crença nas instituições que o povo não enxerga, não percebe.

    E o povo está certo, porque as instituições não estão cumprindo seu papel e tais atitudes são cristalinas, seja quando o Ministério Público se apresenta como carrasco impiedoso, aquele que não se basta com a Constituição da República e com a legislação penal do país, seja quando o próprio Supremo vai criando novas interpretações ao arrepio de nosso arcabouço legal.

    Para não dizerem que não lembrei dos fatos, vamos combinar que o crime cometido pela tesouraria do PT e seus asseclas amestrados se denomina "Caixa 2", um crime eleitoral, porque não registrou na contabilidade própria e de maneira correta as dívidas de campanha que restaram a pagar nas eleições de 2002 e 2004. Um crime eleitoral, e que por ele deve responder.

    Mas o que se viu durante todo o julgamento midiático foi a condenação de 25 réus por corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. Todas as acusações do Ministério Público são falsas, e tal fato é do conhecimento até do mundo mineral. Basta lembrar que todos os documentos comprobatórios estão apensos no processo. Joaquim Barbosa entretanto fez suas escolhas, e caminhou pelo labirinto da irresponsabilidade institucional, agrediu a Constituição e se apresentou como Xerife auto proclamado e endossado pela mídia para fazer “justiça” a qualquer custo.

    Cerca de 80 parlamentares - e outros candidatos não eleitos - que se beneficiaram do esquema montado por Furnas no mensalão tucano já foram expurgados daquele processo, sob a classificação do mesmo Caixa 2. E, pelo tempo decorrido entre crime eleitoral e apresentação da denúncia, aqueles acusados ficaram livres do processo por prescrição, conforme consta do pedido da mesma procuradoria geral, o que já foi aceito pelo Supremo.

    Logo, eles não vão ser processados e não correm nenhum risco de condenações estapafúrdias como as que foram impostas na ação penal 470. O jornal de Belo Horizonte “NovoJornal” trouxe a lista com todos os nomes envolvidos naquele episódio, num documento assinado por Danilo de Castro – tesoureiro de campanha – cuja autenticidade foi reconhecida pelo Instituto de Criminalística.

    Se isso não é justiça seletiva, talvez seja o critério de pesos diferentes para ações iguais.

    (CONTINUA)

    ResponderExcluir
  2. (CONTINUAÇÃO)


    Ainda há um financiador oculto, Daniel Dantas, que tanto no mensalão tucano como no petista se apresenta como financiador e garantidor de repasses que se destinavam ao pagamento de despesas não contabilizadas em campanha eleitoral, para buscar como contrapartida num e noutro caso a permanência dele como gestor dos fundos de investimentos que controlavam a Brasil Telecom, a Telemig Celular e a Amazônia Celular. Mas, além de se beneficiar com dois HC Canguru concedidos por Gilmar Mendes, em nenhum momento ele aparece como réu.

    Agora, no apagar das luzes do julgamento, vem o procurador geral fazer uma jogada de pegadinha em conjunto com o relator da ação e presidente do Supremo. Para não levar o pedido de prisão imediata para análise do plenário, resolveram retirar a demanda da pauta para, dois dias depois, voltarem com o pedido de prisão imediata dos condenados, o que poderá ser deliberado monocraticamente pelo presidente do Supremo.

    Não adianta nesse momento dizer que estão preparando um golpe contra a Câmara Federal e contra o expressamente definido na Constituição da República. Inez é morta! O jogo é jogado e ele já acabou. O golpe? Já foi concluído há tempos. Falta apenas fechar as cortinas desse teatro dos absurdos com a televisão cobrindo a prisão sob algemas de Zé Dirceu e Cia.

    ResponderExcluir
  3. Tentei várias vezes me filiar ao PT, a burocracia é tanta que desisti, agora, não quero mais pertencer a um partido covarde.

    ResponderExcluir
  4. Diferentemente dos senhores acima, tenho muito orgulho de ser petista.
    Não sou daqueles que esperam sempre o prato feito. Assim como o PT, tive que pastar muito para chegar onde cheguei. E tenho muito orgulho disso. Ademais, tenho confiança no meu partido que é feito de homens, acertos e também erros, assim como eu, mas com as melhores intenções para com a população e este país.
    Pelo avançado da idade, falta-me pouco tempo. Mas, para quem conheceu o ontem deste país sabe dar valor ao que se tem hoje. Lamento que a superficialidade dê lugar à pressa e não à persistência e à esperança com luta, tão necessários...sempre.
    Parabéns Motta pela lucidez e obrigado se me deixares, uma vez mais, desabafar-me neste seu precioso espaço.

    ResponderExcluir