quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A insegurança paulista


O caos na segurança pública do Estado de São Paulo pode ser sintetizado no fato de que o número de casos de homicídio praticamente dobrou na capital paulista em outubro em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Segundo balanço divulgado na pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, foram 78 crimes com mortes em outubro de 2011 diante de 150 registrados no mês passado, um crescimento de 92%. Em relação ao número de vítimas, o aumento foi ainda mais expressivo (114%), com 176 pessoas assassinadas em outubro de 2012, ante 82 em 2011.
Até o dia 14 de novembro, 92 policiais militares foram assassinados. Em todo ano de 2011 foram 56. Nos crimes contra a população civil, vários envolvem mais de uma vítima, conformem apontam os dados da secretaria. Testemunhas relatam ataques feitos por motoqueiros que disparam contra grupos em bares ou na rua.
Nas cidades da Grande São Paulo, fora os casos ocorridos na capital, os homicídios cresceram 43% em outubro. Foram 136 casos neste ano, ante 95 em 2011. O percentual de vítimas na região metropolitana, que envolve 38 cidades no entorno da capital, aumentou 55%, com 155 mortos em 2012.
Em todo o Estado, o aumento no número de homicídios em outubro foi 38%, saindo de 366 ocorrências em 2011 para 505 neste ano. De janeiro a outubro, a alta foi 11,6%, com 3.834 casos em 2012, diante de  3.345 em 2011.
O governador Geraldo Alckmin, principal responsável pela situação, demitiu o secretario da área, Antonio Ferreira Pinto, ligado à Polícia Militar. Em seu lugar assumirá Fernando Grella, que foi por duas vezes procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo.
Há poucos dias, Alckmin dizia que a situação da segurança pública no Estado era normal. Com a ampla divulgação, nos meios de comunicação, das matanças, mudou de discurso, aceitou a ajuda do governo federal e, agora, promove mudanças na cúpula da secretaria da área.
Mas é pouco. A situação exige muito mais. A limpeza da banda podre da polícia, por exemplo. Ou o impeachment de um governador catatônico.

Um comentário:

  1. Quem são os componentes dessa chamada banda podre? Retórica PIGuiana num blog progressista??? Dê os nomes companheiro!!! Essa caça as bruxas promovidas por pseudo jornalistas e apoiada por um tirano, demitiu policial por crime de opinião e absolveu os delegados que arrancaram as roupas de uma escrivã... Dê os nomes ou generalize à todas as carreiras, inclusive a dos blogueiros...

    ResponderExcluir