domingo, 28 de outubro de 2012

Uma ofensa aos brasileiros


Recorro ao dicionário Aulete digital para ver como ele define o substantivo "política". Está lá:
1. Arte e ciência da organização e administração de um Estado, uma sociedade, uma instituição etc. 
 2. O conjunto de fatos, processos, conceitos, instituições etc. que envolvem e regem a sociedade, o Estado e suas instituições, e o relacionamento entre eles. 
 3. O gerenciamento de uma dessas instituições ou do conjunto delas. 
 4. O conjunto de conceitos e a prática que orientam uma determinada forma, pré-escolhida, desse gerenciamento: O banco adotou uma nova política para empréstimos
 5. Fig. Habilidade para negociar e harmonizar interesses diferentes: Será preciso uma boa dose de política para conciliar as partes.
 6. Habilidade de conduzir ou influenciar o governo pela organização partidária, opinião pública, conquista do eleitorado etc. 
 7. Atuação na disputa de cargos de governo ou nas relações partidárias. 
 8. Conjunto de princípios e opiniões de uma pessoa que constituem uma posição ideológica. 
 9. Fig. Esperteza, astúcia para obter alguma coisa: Conduziu o negócio com muita política. [F.: Do lat. tard. politica, do gr. politiké (téchne).] 
Só para não haver dúvida, visito a Wikipédia:
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa).Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. 
A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Pronto, estou satisfeito.
Não gastei mais que cinco minutos para saber o quanto a política é importante para o homem civilizado, para ter certeza de que a política permeia todas as nossas atividades, desde as mais triviais até as mais complexas.
Feito isso, me pergunto por que homens que deveriam ser mais sábios que a maioria de nós, como esses juízes-ministros do Supremo Tribunal Federal, se prestaram ao papel iníquo de rebaixar a política a uma atividade criminosa e a tachar os que exercem essa atividade de modo profissional como bandidos ou quadrilheiros.
O Brasil é uma nação jovem e mais jovem ainda é a democracia brasileira, que passa por todas as vicissitudes de um processo doloroso, inerente ao amadurecimento de suas instituições formais.
Muitas autoridades, entre elas vários políticos incluídos, têm a noção exata de seu papel histórico para a construção de uma verdadeira democracia no país.
Repercutir, como fizeram os ministros do STF, os mais toscos preconceitos contra a política, como se estivessem à frente desses programas popularescos que infestam os meios eletrônicos de comunicação, não é só um desserviço ao tremendo esforço que o Brasil faz para se civilizar.
É um acinte aos seus cidadãos, uma ofensa aos brasileiros.

Um comentário:

  1. E um sem-noção está divulgando prá votar nulo em SP. É o cumulo da intolerância política, porque Haddad não vai fazer algumas mudanças na atual gestão. Será que Haddad pode dizer tudo o que quer e espantar os conservadores? Ou então, depois de eleito, mudar o que precisa?
    Lula mudou o Brasil aos poucos. Levou 8 anos. E colocou Dilma lá prá continuar as mudanças, que neste país imenso, levará mais 20 anos prá chegarmos a um patamar razoável.

    ResponderExcluir