terça-feira, 24 de abril de 2012

Tem louco para tudo...

E tem gente que paga para ouví-lo falar!   (Foto: Valter Campanato/ABr)

A Folha informa que o ex-governador José Serra, que agora jura que quer ser prefeito de São Paulo, dedica parte de seu tempo a fazer palestras para empresários. Outro dia desses esteve em Ribeirão Preto, a convite da associação comercial de lá. Segundo disse, fez dezenas de palestras neste ano. Não revelou quanto cobra por elas, mas garante que algumas são de graça.
Palestras para empresários do interior do Estado não são exatamente prioridade para quem está em plena campanha para a prefeitura paulistana. Assim sendo, tudo indica que Serra está preparando o caminho para voos mais altos, já que parece fora de propósito que os tais empresários paguem para ouví-lo contar sobre seus planos de governo para a capital - se é que ele tem algum.
De qualquer forma, como Serra é dono de seu nariz, ele dá palestras para quem quiser - ou para quem se dispõe a pagar por elas.
O interessante nessa história é o fato de ainda haver no Brasil algum empresário que deseje ouvir o que Serra tem a dizer sobre qualquer coisa - e a gente sabe que certos temas se tornaram uma obsessão para ele.
No momento em que o país parece estar se acertando cada vez mais, em que a economia resiste bravamente a uma seríssima crise mundial, em que o mercado interno floresce, é incrível que ainda haja gente que pague para receber lições de um político tão tacanho, tão démodé quanto ele, que como gestor se mostrou um desastre - olha aí o apagão viário paulistano! -, como economista é um zero - a receita que deu para livrar o país dos efeitos da crise econômica mundial é desastrosa -, e como líderança partidária é nada mais, nada menos, que um desagregador.
Cada um é livre para pensar do jeito que quiser e para fazer o que lhe dê na telha, mas é difícil  entender a cabeça de um empresário que se dispõe a seguir os "ensinamentos" de um sujeito que, se for eleito para qualquer cargo, vai, em primeiro lugar, destruir tudo de bom que a sociedade brasileira construiu nesses últimos anos.
Não consigo compreender o que leva um empresário, que deveria ser, em nome de sua própria prosperidade, uma pessoa pragmática, apoiar Serra e toda a ideologia excludente, preconceituosa e injusta que ele e seu grupo político disseminam.
A única explicação para que isso ocorra, para que um empresário abra mão dos bons ventos que têm impulsionado seus negócios, é ele ter uma identificação tão grande com o que pensa essa gente que quer levar o Brasil de volta ao passado que isso compromete a sua razão, seu discernimento, até mesmo o ato de raciocinar.
Parece loucura, eu sei. Mas quem paga para ouvir Serra e sua oratória ressentida, derrotista e ultrapassada não deve mesmo ser bom da cabeça.

4 comentários:

  1. Os empresários que conheço se informam pela Veja e Folha... e não fazem idéia do que se passa no Brasil. Acho que poderiam estar muito melhor se tivessem a mente mais aberta.

    ResponderExcluir
  2. Ah, deixa pra lá.
    Têm gosto pra tudo, né?
    Não tem aquele que só anda com mulher feia, pra garantir exclusividade?

    Pois é...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que ninguém acredita no Sonsinho, acho que estão de tucanagem, só isso!

    ResponderExcluir
  4. Não sejam ingênuos. Leiam a notícia com atenção: quem está pagando as palestras são as associçoes comerciais do interior do Estado de São Paulo. Todos sabem que essas associações são dirigidas indiretamente pelo AFIF. É uma espécie de ação entre amigos, uma retribuição pois Serra nomeou Afifi secretário e permitiu que usasse a máquina para fazer campanha pelo interior de SP!

    ResponderExcluir