quarta-feira, 11 de abril de 2012
O custo do traço
O Intervozes, coletivo de comunicação social, fez um levantamento que constatou que a audiência média dos cinco programas TV Folha já transmitidos, medida pelo Ibope, foi de 0,5 ponto. A média do Cultura Documentário, que o antecedia, era de 0,64 ponto. Portanto, a nova atração da TV Cultura, anunciada pelo jornal de maneira extremamente agressiva, conseguiu afugentar 22% de público que via a emissora aos domingos entre as 20h e 20h30, o que, convenhamos, não é pouca coisa.
Num dos domingos, a TV Folha conseguiu impressionantes 0,1 ponto de audiência; em outro, 0,2 ponto. Seu recorde foi de 0,9 ponto. Cada ponto corresponde, segundo o Ibope, a 40 mil residências. O TV Folha, portanto, é visto, em média, em 20 mil residências. Se for aplicado o mesmo conceito do jornal, de que ele é lido por quatro pessoas, em média, cerca de 80 mil pessoas têm assistido ao programa. O jornal tem tiragem de aproximadamente 300 mil exemplares. Assim, atinge 1,2 milhão de pessoas.
O resumo de toda essa numeralha é que, até agora, a TV Folha é um retumbante fracasso de público. De crítica, nem tanto: o jornal tem se encarregado de levantar o moral da tropa, publicando opiniões extremamente favoráveis ao show, seja dos "analistas", seja de leitores.
O esforço publicitário da Folha, desde o lançamento do programa até agora, também tem sido notável. Já foram publicadas páginas e mais páginas de propaganda, que, parece, tiveram efeito mínimo.
E aqui a gente pergunta: se tanta publicidade não funcionou com um produto da casa, o que será que acontece com as outras, que tentam vender de tudo?
Como a experiência de entregar a programação de uma TV pública a uma empresa comercial - a Folha, como todo jornal, vende notícias - tem pouco mais de um mês, não dá ainda para dizer que, pelo menos do ponto de vista de audiência, ela é um fracasso definitivo. Pode ser que, daqui para a frente tudo mude, que o público enfim descubra o show e passe a gostar dele. Tudo é possível.
Mas é muito interessante observar o silêncio da Folha em relação ao fracasso momentâneo do programa. Afinal, não foram poucas as vezes que o jornal publicou matérias e artigos desancando a TV Brasil, também uma emissora pública, com o argumento que ela gastava muito para ter uma audiência mínima.
E a Folha, quanto gasta para ser um traço?
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