domingo, 18 de março de 2012

Sempre os mesmos


Esse caso da B2W, empresa que controla os sites de comércio eletrônico Americanas, Submarino e Shoptime, mostra que o descaso com o consumidor ainda é a marca registrada de muitas companhias no Brasil. Multada e impedida pelo Procon paulista de atuar por três dias, por seguidas infrações ao Código do Consumidor, a B2W, em vez de se desculpar publicamente e prometer corrigir os problemas, preferiu ir atrás de uma liminar para continuar azucrinando a vida dos desavisados que ainda fazem compras nessas três lojas.
O Procon, em meio a essa contenda com a B2W, soltou um ranking das empresas mais reclamadas de 2011 e outro que acompanha as reclamações deste ano.
É incrível como essa lista não muda!
Estão lá, desde sempre, Telefônica, Eletropaulo Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Claro, Tim, Oi, Net - e mais recentemente a B2W -, que ficam trocando de posição, uma sobe uma posição num ano, a outra desce duas, mas no fundo nada se altera.
É importante frisar que a relação contempla apenas as reclamações fundamentadas, ou seja, aquelas que não foram solucionadas e resultaram em abertura de processos.
Cá entre os meus botões eu fico pensando em como, ao ver o nome da empresa que dirigem estar assim tão por baixo, os seus executivos se sentem. Porque, se isso acontecesse comigo, se eu fosse dono de uma bodega qualquer e um cliente me espinafrasse, garanto que estaria morrendo de vergonha, no mínimo.
Já com esse outro pessoal, acho que o que ocorre é exatamente o contrário: tenho quase certeza que eles devem receber gordas premiações por bolar planos para, como dizem, "otimizar" os lucros, que nada são, no fundo, que cortar as despesas - ou seja, o pessoal. Algo que, no futuro, se refletirá na qualidade do serviço prestado, ou do produto que é feito.
Na B2W, isso é evidente. O Submarino, antes de ser comprado pelas Americanas, era uma ótima loja. Tinha preços bons, os pedidos eram entregues com rapidez. Depois que foi incorporada à administração das Americanas, virou uma porcaria. Lógico que, com a fusão, algum gênio resolveu fundir os departamentos de logística, ganhou os parabéns dos chefes, embolsou uma gratificação pela sua ideia de jerico - e deu no que deu.
Essas coisas todas me fazem lembrar, mais uma vez, que o capitalismo brasileiro é uma piada, pois os seus protagonistas acham que ele deve funcionar sem que haja competição (quem, por exemplo, concorre com a Eletropaulo?), sem riscos, e sem que o consumidor tenha nenhum direito.
Algum tempo atrás os três serviços da Net - TV, telefone e internet - pifaram em casa. Não ficaram alguns minutos sem funcionar, mas várias horas, algo inadmissível nos dias de hoje.
Pois bem, na conta mais recente a empresa, acho que num ato de extrema consideração comigo, resolveu me dar, por todo o transtorno que tive, um desconto de R$ 1.
Um real!
Quando vi aquilo, fiquei sem palavras para agradecer.
Como o paciente leitor deve ter notado, estou até agora completamente aturdido...

Um comentário:

  1. Minha conta telefônica esse mês também teve um desconto de R$0,05. Quase liguei para saber o motivo, mas ficaria mais caro

    ResponderExcluir