domingo, 15 de janeiro de 2012

O problema é a margem de lucro


Já que não dá para confiar na NET - e em nenhum outro serviço de banda larga -, fui atrás de um modem 3G para qualquer emergência - hoje em dia, não dá para ficar sem internet, mesmo por períodos curtos.
Na loja da Vivo, queriam cobrar R$ 300 pelo modem. O plano pós-pago saía por R$ 30 mensais, mas exigia fidelidade de um ano. O cancelamento do serviço implicava o pagamento das mensalidades restantes.
Na Oi, o modem custava R$ 200, o plano também exigia fidelidade por um ano e a mensalidade também era de R$ 30.
Na Tim, surpresa: o modem saía por R$ 108, a mensalidade custava um pouco mais, R$ 35, sem fidelidade, ou seja, o serviço pode ser cancelado a qualquer hora, sem custo adicional.
O modem é um aparelhinho de nada, que deve ser fabricado por um preço de no máximo uns US$ 10.
O lucro que a Vivo está tendo só com a sua venda é estratosférico.
A Oi também lucra bastante, mas bem menos.
A Tim é a única que parece entender que o importante é conquistar o freguês, não só arrancar a sua pele.
O problema do varejo brasileiro é justamente esse. Nenhum comerciante vende seus produtos com uma margem de lucro de, no mínimo, 100%.
Estão aí as liquidações de início de ano das grandes redes, com descontos de até 70%, para confirmar esse despropósito.
O fabricante do produto também não é nenhum santo. Deve vender a mercadoria com margem similar ao do varejista.
E depois eles vêm reclamar dos impostos, do peso da mão de obra, do "custo Brasil", disso e daquilo. Só que nenhum deles informa o principal, que é justamente o lucro que têm na venda de seus produtos.
Exemplo cristalino disso são as montadoras, que nunca até hoje disseram quanto gastam  para fabricar um carro e quanto os revendedores pagam por ele.
Por isso toda discussão sobre preços no Brasil é manca e completamente fora da realidade.
O problema todo é a margem de lucro.
Mas sobre ela, ninguém abre a boca.

2 comentários:

  1. E nem vão abrir a boca, aliás, só conheço empresários que lamentam "prejuízos".....nesse país NINGUÉM admite que lucra......

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  2. Realmente o cliente sempre é o lesado, pois as margens de lucro favorecem ao que domina, que é o empresário.
    wwwsabereducar.blogspot.com

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