segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O poder e a vontade de vomitar


Todo mundo já deve ter presenciado alguma injustiça em sua vida. Ou ter sido vítima de alguma. Nos dois casos, fica na gente uma sensação de impotência, um vazio que nos reduz a um estado sub-humano, ao mesmo tempo em que temos a vontade de fazer alguma coisa, dar o troco, mostrar que aquele que se julga superior, que desrespeita os direitos dos outros, que ofende a dignidade do semelhante, é só um babaca.
Muita gente - e eu me incluo entre elas - já teve algum colega, de trabalho ou não, pessoa legal, que, de uma hora para outra é promovido a chefe e aí vira outro sujeito, fazendo tudo o que criticava antes naquele que o antecedeu no novo cargo.
É aí que dizem que "o poder embriaga as pessoas".
Mas não é só isso: o poder, desde aquele raquítico, como o do porteiro do prédio, revela o verdadeiro caráter das pessoas, desnuda as suas almas.
Há os que usam o poder para o bem, para ajudar os outros, para distribuir Justiça, para deixar o trabalho mais legal, e existem aqueles que só pensam no benefício pessoal, nas benesses e nos lucros fáceis que podem conseguir na posição que alcançaram.
Ampliando essa visão, há vários exemplos de estadistas que ganharam o respeito e a admiração de todo o mundo por terem exercido o poder para modificar e melhorar a vida das pessoas, das mais variadas maneiras.
E existem os que se deslumbraram com o poder e dele fizeram um meio rápido de ficar mais ricos, atropelando a ética e a moral, desrespeitando os mais básicos valores humanos, semeando o ódio e a violência, espalhando o preconceito contra minorias, acentuando as diferenças de classe e a desigualdade social.
Esses tiveram um destino comum: foram arremessados no lixo da história.
Aqui em São Paulo, o Estado mais rico da federação, que exibe números de fazer inveja a muitos países desenvolvidos, infelizmente o poder está nas mãos dessas pessoas pequenas e ambiciosas, incapazes de compreender a magnitude de suas missões de homens públicos.
Dia a dia se aprofunda mais o fosso entre essas "autoridades" e o povo, esse sim a verdadeira fonte de todo o poder.
A cada dia que se passa os atos praticados por esses tiranetes de ocasião, em nome de uma ordem pública idealizada por mentes esquizofrênicas, envergonham todos aqueles que ainda creem ser possível construir uma sociedade mais justa.
As cenas dessa última ação da Polícia Militar - essa guarda pretoriana violenta e arbitrária, essa corporação que atua como leão de chácara dos oligarcas -, expulsando famílias humildes de seus lares paupérrimos, em nome de uma "Justiça" caolha, dizem tudo - e muito mais - sobre que tipo de poder controla há décadas as terras paulistas.
A vontade de vomitar me impede de escrever uma linha sequer a mais para expressar toda a minha indignação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário