segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
É tudo por grana
Essa história da sacolinha está dando o que falar.
Muitos dizem que o sacrifício do consumidor de ter de arcar com o custo de uma sacola retornável vale a pena, pois, afinal, precisamos cuidar do planeta, preservar o ambiente, essas coisas todas.
Quero dizer que estou absolutamente de acordo em que se faça tudo certo. Se o plástico é tão nocivo quanto dizem, que se acabe com o plástico.
Não sou a favor das sacolas de plástico.
Sou, simplesmente, contra ter de pagar para embalar os produtos que compro.
E isso por uma razão pueril: o custo da embalagem já está embutido no preço da mercadoria que adquiro. Nenhum comerciante deixa de fazer isso.
O seu Diniz nunca teve prejuízo por fornecer aos fregueses as sacolas de plástico. Acontece que, sem elas, seu lucro, já na estratosfera, vai aumentar ainda mais.
Não sei se quem me lê se lembra do tempo em que os estacionamentos dos shopping centers eram gratuitos. Aos poucos, eles passaram a cobrá-los. De início, era uma ninharia, depois os preços aumentaram, aumentaram e estão essa barbaridade de hoje.
Com a sacolinha é a mesma coisa.
Quando todo mundo já tiver se acostumado a ir fazer compra com as suas próprias sacolas, os comerciantes vão inventar algo mais para que o seu lucro aumente.
Podem, por exemplo, pegar toda a grana que vão economizar com as sacolinhas de plástico e a venda das retornáveis para comprar máquinas de autoatendimento nos caixas. Vamos ter de nós mesmos passar pelo scanner tudo o que gente botou no carrinho, digitar o número de código quando ocorrer algum erro, chamar um dos raros atendentes para dirimir alguma dúvida, usar a maquininha do cartão der crédito, fazer tudo sozinho, enfim.
Vamos, de certa forma, trabalhar para o seu Diniz, que estará feliz da vida por ter demitido um monte de funcionários e aliviado a sua folha salarial.
Claro que vão dizer que vai ser bom para os fregueses, vai ser mais rápido e prático, que eles só pensam no bem-estar das pessoas.
E os consumidores, mais uma vez, vão achar isso lindo, porque a propaganda na televisão vai dizer isso, os jornais e revistas vão dizer isso, os especialistas em varejo vão dizer isso, será uma unanimidade tal que ninguém vai querer ser do contra.
Bem, eu sou do contra.
E vou continuar sendo até que me provem, muito bem provado, de que não foi por grana que acabaram com as sacolinhas - e o estacionamento gratuito, entre tantas coisas que eram boas para o consumidor.
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