segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O quarto poder


Desde quando eu era criança - e isso foi há muito tempo - ouvia que a imprensa era o quarto poder. Milhares de artigos e livros foram escritos sobre esse tema, Hollywood se esbaldou com produções que mostraram como a imprensa pode modificar o comportamento da sociedade, mas nunca se viu, na prática, tantos e tão rápidos efeitos desse poder quanto agora no Brasil.
É impressionante como a imprensa manda e desmanda, faz o que bem entende, prende e arrebenta sem que ninguém consiga deter a sua fúria seletiva - pois é isso o que acontece, a nossa imprensa atua apenas em benefício próprio, ou da classe social que representa, em prol dos interesses de grupos econômicos, nunca pelo bem-estar da sociedade.
Um bom exemplo disso é essa onda moralista atual, que sufoca o governo federal e poupa os outros, dos amigos. É como se a corrupção, esse mal que está entranhado secularmente em todos os setores da administração pública e na chamada "iniciativa privada", fosse localizada aqui e ali, e bastaria defenestrar alguns poucos maus elementos para que o país ficasse mais leve e digno.
Ao agir assim a imprensa deixa de ser imprensa, se transforma numa outra entidade, um poder auxiliar das forças que querem reconduzir a nação à idade das trevas, ao tempo da Casa Grande e Senzala - projeto interrompido pela ascensão do PT ao Executivo federal.
Não há como negar que essa guerra está sendo muito bem conduzida pela oposição, não a parlamentar, que é constituída por meia dúzia de bufões sem importância, mas sim por competentes profissionais que confundem, mascaram, iludem e provocam reações apaixonadas na opinião pública.
O governo Lula não foi capaz de derrotar essas forças.
O governo Dilma incorre no mesmo erro de tratar de maneira republicana, com civilidade, quem despreza as noções mais elementares da vida social, quem faz e segue suas próprias leis, quem persegue, julga, condena  e executa, sem piedade, seus desafetos ou qualquer um que esteja atrapalhando seus planos.
E eles têm como alvo, todos sabem, a própria presidente Dilma.
Ela que se cuide. Depois de seus ministros, vai chegar a sua vez.

Um comentário:

  1. A imprensa e a oposição que se cuide, pois quando chegar a vez de tentarem derrubar a Dilma setá guerra civil na certa. E sera o povo que apoia a Dilma contra o PIG e os donos das sensalas.
    Ai o sangue azul vai rolar feio até não existir mais samgue azul.

    ResponderExcluir