quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O ônus da prova


Virou moda.
Um dos princípios básicos do Direito, aquele que diz que o ônus da prova cabe a quem acusa, foi invertido no Brasil.
Agora as pessoas dizem o contrário. “É, fulano vai ter de provar que não fez tal coisa” é o que se ouve a torto e a direito.
O caso do ministro do Esporte é emblemático. A revista de extrema-direita deu manchete para as acusações  de um sujeito com extensa folha corrida, o caso foi amplificado – como sempre – pelos jornalões e pelo JN, e não adiantou nada o ministro implorar para que as provas contra ele fossem exibidas.
O acusador depôs algumas vezes na Polícia Federal, disse que levou algumas gravações que comprometem apenas assessores do ministro – e não ele diretamente. Nem isso adiantou para que cessassem as "denúncias" na base da mais reles fofoca.
No Congresso, parlamentares oposicionistas protagonizaram cenas de fazer inveja a qualquer chanchada da Atlântida: chegaram a dizer que o ministro não poderia frequentar aquela casa, que a sua presença ali era uma ofensa ao povo brasileiro, como se eles, vivandeiras de um passado odioso, fossem algo mais que abutres oportunistas à procura do mais novo cadáver. Sem bandeiras, sem ideias, sem votos, é o que lhe resta fazer.
Alguém deveria dizer a esse pessoal que acusa, julga e condena ao mesmo tempo sem a menor cerimônia, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo, que amanhã os papéis podem ser trocados.
Qualquer um deles poderá estar no banco dos réus.
Não é que eu deseje isso, mas seria engraçado ver essa turma exigir a “presunção da inocência” ou o “ônus da prova”, tudo isso que ignora solenemente hoje, na hora que pisarem em seus calos delicados.

4 comentários:

  1. Muito bom. Também estou querendo ver isso acontecer. Se tem alguma coisa eu me deixa indignado, é ver aquele "netinho" do ACM fazendo pose de vestal da moralidade... o cara foi criado feito filhote de chocadeira não deve ter noção do que seja um ser humano que precise trabalhar o dia inteiro para se alimentar e se vestir...

    ResponderExcluir
  2. Pelo contrário. estou torcendo que a mídia brigue com algum desses "honestos" da oposição sem rumo pra ver eles sentirem na pele as dores de ataques midiaticos mesmo sem provas. E olha que contra eles, provas não faltam!

    ResponderExcluir
  3. Vou ali vomitar e já volto!
    Abracetas, amigos!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...

    O ataque e golpe, da extrema-direita e seu braço midiático,ora em curso contra o Brasil, que ninguém se engane, parte lá "de fora". Deve ter como mentores poderes e agências de inteligência anglo-americanas. Porquê falo isso?
    O governo brasileiro através do BNDES fomentará e ajudará empresas brasileiras a comprarem empresas, principalmente estatais na Europa que, devido a crise por lá, encontram-se em dificuldades financeiras.
    Carros e também outros produtos vendidos aqui no Brasil terão seu indíce de nacionalização aumentado em muito (além dos 60 ou 65% de hoje) para que possam ser vendidos por aqui. Isso obrigará empresas estrangeiras que queiram vender aqui, fabricar aqui ou que mais de 65% de seus componentes sejam fabricados aqui no país, gerando muito mais empregos.
    Acho que essas razões e centenas de outras atitudes que o governo brasileiro está tomando, despertou ódio, fúria e temor nos principais países capitalistas e colonialistas do mundo, principalmente na Europa e EUA.
    Esse negócio que o Brasil possivelmente fará, através do BNDES colocará o antigo devedor, mendigo e esfarrapado Brasil como um dos maiores donos de empresas européias outrora poderosas em mãos brasileiras. Isso é inimaginável e inaceitável para os europeus e estadunidenses.
    Por isso ser preciso derrubar esse governo que trabalha para a grandeza do Brasil. E derrubar rápido! Não conseguirão!

    26 de outubro de 2011 20:06
    Blogger Jbmartins-Contra o Golpe disse...

    A midia (PIG) trabalha para os gringos que não aceitam a atual situação, sabem o Brasil sempre financiou o sonho americano, pagando juros altissimo ao FMI, note os Paises emergentes deixarem de pagar juras altos ao FMI começaram as crises nos Paiese Ricos. por tras desta pressão toda tem muitas coisas estranhas.

    26 de outubro de 2011 20:31

    ResponderExcluir