terça-feira, 11 de outubro de 2011

Humor é outra coisa


A polêmica da vez não é sobre política ou políticos. É sobre um tal de Rafinha Bastos, que ganha a vida falando baixarias, amplificando preconceitos e vomitando ódio.
Ele faz - ou fazia - parte de um programa de televisão que, como ele, mantém a audiência exercendo o ofício de ridicularizar alvos óbvios.
Tanto o tal Rafinha quanto o programa que o abriga (va) pretendem ser engraçados. Há mesmo quem ache que eles são humoristas. Deve mesmo ter gente que ri das excrescências que são proferidas pelos personagens que encarnam. A sociedade brasileira, com tantas contradições e desequilíbrios, infelizmente abriga pessoas que apenas são capazes de se divertir com o infortúnio alheio. 
Apesar disso, o tal Rafinha, o programa que o abriga (va), e todos os outros do mesmo tipo, precisam, de uma vez por todas, estar cientes de que podem ser tudo o que quiserem, menos humoristas. Pelo menos enquanto insistirem com a grosseria e a truculência..
Humor é outra coisa. O humor faz bem, é para cima. 
Esse pessoal que se julga humorista, que acha que inventou a roda com a tal da "stand up comedy" deveria ter a humildade de dar uma espiada no You Tube, perder uns minutos para ver como trabalhavam humoristas de verdade, gente como Chico Anísio, Costinha, Agildo Ribeiro, Walter e Ema D'Ávila, Dercy Gonçalves, Oscarito, Ankito, Grande Otelo, Ronald Golias, Zé Trindade, José Vasconcelos, mestre do espetáculo solo, que foi embora hoje deste mundo, aos 85 anos - e por aí afora...
Fazer rir é uma das mais difíceis tarefas destinadas ao ser humano. 
É uma arte, refinada em anos e anos de labuta. E reservada apenas para quem tem o dom.
Fazer rir não é para qualquer um.

Um comentário:

  1. É verdade tudo que voce falou,o "humor" desses pretensos comediantes não passam de baixarias,vulgaridades e palavrões que chegam a causar desconforto.É impossível deixar uma criança assistir pois eles não sabem fazer uma piada sem usar vulgaridades ou ofender pessoas.Nunca vão chegar nem aos pés dos nossos grandes mestres que voce citou,esses sim,verdadeiros artistas do humor e tantas vezes esquecidos pela mídia,preteridos por esses mal educados,grosseiros e sem talento.E ainda tem quem acha graça de suas "piadas"...

    ResponderExcluir