quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Contra a imundície


O jornalista Paulo Pinheiro fez outro dia algo que muitos de nós, inconformados com os ataques diários dos predadores em qualquer espaço disponível da internet, deveriam fazer. Assinante do Terra, não aguentou ler os comentários de cunho racista postados nas notícias referentes ao concurso de Miss Universo, cuja vencedora foi uma linda angolana, e cancelou sua assinatura dos serviços do portal, por meio de uma carta que tornou pública no Facebook.
A permissividade com relação a tanta imundície não é, porém, exclusiva do Terra. Todos os outros portais agem do mesmo jeito, deixando o espaço aberto a comentários livre para qualquer tipo de manifestação, transformando uma área que poderia ser nobre, por contar com uma diversidade de pensamento impossível de ser encontrada em qualquer outra mídia, numa terra de ninguém, num território infestado de bestas sedentas em expor seus recalques, seus ódios e seus vícios.
De minha parte, aqui nestas modestíssimas "Crônicas", o problema está resolvido há muito tempo. Não foi à toa que coloquei, em lugar bem visível, um texto que julgo sintetizar o que penso da interação que deve haver entre o autor do blog e seus leitores: "Os comentários são bem-vindos. Todos serão moderados. Não serão publicados comentários que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência. Este é um espaço para pessoas civilizadas."
É isso. Este é um espaço para ser compartilhado por pessoas civilizadas. Infelizmente outros, com muitos mais recursos que eu, acham o contrário e cultivam seus sites em pântanos nauseabundos, onde só os seres mais inferiores são capazes de proliferar.
A seguir, a íntegra da carta que o jornalista Paulo Pinheiro mandou ao Terra:

Prezados,
Gostaria de pedir o cancelamento de minha assinatura. Antes, porém, quero expor o meu motivo. Não é por falta de atendimento nem de tecnologia. Nesses aspectos estou satisfeito com a prestação de serviços de vocês. É por falta de respeito ao ser humano. Sou branco, 56 anos, nascido em São Paulo, possuo oito irmãos e tenho 22 sobrinhos. Isso posto, para dizer o seguinte: na minha família há de tudo, há casamentos entre todas as raças. Minha mulher é descendente de negros. Por isso, tenho cunhados, cunhadas e sobrinhos loiros, negros, mulatos, descendentes de europeus e japonês.
Há tempos que venho descontente com alguns comentários que leio nas reportagens do Terra. Sempre relevei, porque os deixei no terreno da ignorância. Mas os últimos sobre a eleição da miss de Angola para Miss Universo ultrapassou todos os limites. Eles me ofendem como ser humano. Não posso aceitar de jeito nenhum que chamem um negro de macaco, ou que façam qualquer coisa desse tipo com qualquer raça. E não entendo como vocês deixam passar esse tipo de comentário. Isso não é livre expressão, é propagação do racismo, do ódio à raça, ao próximo. 
Por isso, solicito desde já o cancelamento de minha assinatura. Aguardo um comunicado de vocês, com, no mínimo, um pedido de desculpa por terem me agredido como ser humano. Vocês são responsáveis pelos comentários publicados. Ganhar dinheiro sim, mas assim não!!!! Então tchau!!!
Estou encaminhando esta mensagem para pessoas do meu círculo que também são assinantes Terra. Espero que elas tomem a mesma atitude. Por que acho que única linguagem que vocês entendem é a do prejuízo. Espero ainda que essa mensagem caia na mão de alguém responsável, que leve isso para frente. Se não tiver reposta, vou postá-la no Facebook e no Twitter. 
Atenciosamente, Paulo Pinheiro Santos

Um comentário:

  1. O quão bom seria se dezenas, centenas fizessem o mesmo. Está de parabéns o senhor Paulo.
    Essas empresas tem sentir NO BOLSO.

    ResponderExcluir