sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O barbudinho e os carrancudos


O Estadão informa que as Forças Armadas receberam com profundo desagrado a escolha de Celso Amorim para substituir o falastrão Nelson Jobim.
Nada mais natural. Indica o que todo o mundo sabe, que os militares brasileiros ainda são dominados pela execrável "doutrina de segurança nacional" dos tempos da ditadura - instituída por eles -, que tanto mal fez ao país e que divide o mundo entre bons e maus - no caso, entre os pró-americanos e os comunistas.
Acontece que desde o tempo em que mandavam e desmandavam no país, o mundo mudou muito, mas os militares brasileiros ainda usam óculos feitos na Guerra Fria.
Os Estados Unidos já não estão com a bola toda, sua economia claudica, beira a recessão. A União Soviética, que representava o comunismo na prática, acabou.
Os nossos militares não gostam de Celso Amorim porque ele esteve à frente do projeto de orientar a diplomacia brasileira para a relação Sul-Sul, ampliando o leque de países com os quais seria possível negociar, para acabar com a dependência dos Estados Unidos. Claro que isso ofendeu aqueles que sempre consideraram o Brasil um simples quintal americano. E as Forças Armadas estão cheias de gente assim, pois afinal, toda a ideologia presente nos quartéis foi produzida por Tio Sam.
A relação entre o barbudinho Amorim e os carrancudos militares não será fácil. Mas o ex-chanceler, com toda a experiência que acumulou no trato com algumas das maiores personalidades mundiais, com toda o conhecimento que adquiriu nos anos de bons serviços prestados à diplomacia brasileira, certamente saberá lidar com esse pessoal de mente estreita, que tem o olhar limitado pela aba de um quepe.

3 comentários:

  1. E não foi isto que pensei quando ouví a noticia na TV .
    è incrível como nossos militares se comportam como colonizados , como eles separam o mundo entre os maus comunistas ( inimigos de Washington )e os bons capitalista ( os vassalos da mídia , do mercado e aqueles que tiram os sapatos na aduana norte americana ), e ainda acham que são o "ó" do borogodó .Comportam-se como moleques de recados do capital e do império falido e ainda acham que ter um chefe que não tem complexo de vira-latas é uma afronta a soberania nacional .
    Seram nescessários muitos anos para que algumas figuras neste país tenham orgulho de bater no peito e dizer que é brasileiro com muito orgulho .

    ResponderExcluir
  2. criticar os militares de quadrados é fácil seu fraco...

    quero ver vestir a farda e lutar pelo
    Brasil

    vc não entende a importância das forças armadas com o desenvolvimento nacional porque é um ignorante, não conhece a história do Brasil em todos os períodos com a importante ajuda dos militares

    fraco, sem ideal, sem moral, sem carcaça

    capitão de infantaria do EB

    ResponderExcluir
  3. Prezado "Cristianismo":
    Poderia contra-argumentar sobre as suas colocações se elas fizessem algum sentido. Mas como seu comentário é apenas um tartamudear agressivo, típico de quem não tem nada a declarar, deixo-o encolher em sua insignificância.
    Só para constar: como filho de um digno militar, sei muito bem da importância do Exército Brasileiro na formação do Brasil. Assim como do triste papel que desempenhou ao impor ao país uma sangrenta ditadura.

    ResponderExcluir