domingo, 3 de julho de 2011

Zé Mané

No Congresso, prestes a dissolver mais uma rodinha (Renato Araújo/ABr)

Escanteado pelos seus pares, que o acomodaram num órgão inexpressivo na estrutura partidária, José Serra tenta criar factoides diários. Os dois últimos são patéticos: a invasão, por um hacker, de sua conta no Twitter - aquele em que desfila toda a sua genialidade - e a divulgação de uma carta com severas críticas a este e ao governo passado.
O problema é que ninguém deu bola para nada disso. A carta nem foi endossada pelos tucanos de alta plumagem. O episódio do hacker deu a impressão de que foi uma resposta sua aos ataques sofridos pelos sites governamentais: afinal, deve ter pensado o ex-governador, se eles podem, eu também posso.
Tudo junto, resta apenas a tentativa cada vez mais desesperada de sobrevivência de um político que foi perdendo a importância graças aos seus muitos deméritos.
O pior, para ele, é que, dia a dia, a cada foto em que aparece como papagaio de pirata de alguém, a cada ida como bicão a uma solenidade qualquer, a cada discurso que faz sem ter sido convidado, Serra se torna menos um José e cada vez mais um Zé.
Um desses Zés anônimos que vagam por aí, cavoucando um espaço na rodinha do futebol, no bate-papo entre amigos no boteco, no jogo de truco no fim de semana.
Aquele que, quando chega, a turma vai embora, porque ele é simplesmente um Zé Mané, desagradável, chato que dói, pentelho como ele só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário