segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mais um gol do Raul


O Raul é incansável. Além de abastecer diariamente seu maravilhoso blog com pérolas cada vez mais raras, ele vem agora com um novo livro, inspirado na trágica história de Barbosa, o mártir da Copa de 50 - "O Goleiro Fantasma" (Lazuli Editora, 173 páginas).
Como muitos outros já lançados, este novo livro do Raul foi escrito para o público infanto-juvenil. Mas o Raul trata tão bem as crianças e adolescentes, narra histórias tão verossímeis e de uma maneira tão sincera e direta, que nenhum adulto vai se sentir diminuído ao lê-las.
Ao contrário, vai se sentir feliz por ter sido, um dia, do mesmo tamanho de seus personagens e ter, como eles, passado por alguma aventura inesquecível.
Neste "O Goleiro Fantasma" Raul nos conta a história de um garoto muito bom de bola, craque mesmo, que vai à luta para se tornar um jogador profissional. O problema todo é que, no meio do caminho há uma figura espectral que pode atrapalhar seus planos...
No fundo, este novo livro do Raul trata mesmo da magia do futebol e de como é possível a gente ir atrás dos nossos sonhos. Por isso tem muito a ver com o seu próprio autor, um apaixonado pelo futebol - pena que é corintiano - que, depois de trabalhar anos no Estadão, burilando textos de todo mundo, pôde, depois que saiu do jornal, se dedicar à sua outra paixão, a literatura. E como ele faz isso bem!
Só um detalhe para terminar esta croniqueta: o Raul é de uma modéstia que chega a ofender todos os que o conhecem. Perto dele as nossas vaidades se desvanecem, as nossas estúpidas ambições se derretem e se transformam em lágrimas de admiração.
Mestre das palavras, Raul Drewnick passeia pela vida com seu talento imensurável como se fosse um Ademir da Guia rodando o campo inteiro com aquelas longas passadas, ditando o ritmo do jogo a seu bel-prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário