domingo, 19 de junho de 2011

É o Fasano...


E não é que  o Fasano foi escolhido pela pesquisa do Datafolha como o melhor restaurante de São Paulo? Fiquei imaginando a cena: o entrevistador do instituto no ponto de ônibus fazendo as perguntas ao pessoal, ali de pé, todo mundo morrendo de cansaço, e na expectativa de encarar o suplício de uma viagem de horas num veículo superlotado e desconfortável.
Fui além. Tentei reconstruir o diálogo entre o pesquisador e o entrevistado:
- O sr. mora onde?
- Ermelindo Matarazzo.
- Longe, né?
- Longe.
- E, na sua opinião, qual o melhor restaurante de São Paulo.
- Nem sei. Eu almoço nos quilos perto de onde trabalho. Ou, quando não tenho tempo, no bar do Zé Boquinha.
- Quilos? Bar do Zé? Não conheço nenhum deles...
- Pois devia. É bom e barato.
- E no fim de semana, o sr. leva a sua família onde?
- Para o parque.
- Não...Eu quis dizer onde o sr. almoça com a sua família.
- Em casa.
- Não tem nenhum restaurante em que o sr. leva a sua família.
- Tem. Mas vamos pouco. E lá também é quilo, quer dizer, é por pessoa. Livre, a gente come o quanto quer. Mas vou pouco, só de vez em quando. É meio caro, 20 mangos por pessoa...
- E como ele se chama?
- Nunca reparei. Acho que nem tem nome. A gente só conhece por "restaurante" mesmo.
- E a comida é boa?
- Dá pro gasto. Ninguém nunca passou mal, pelo menos.
- Acho que o sr. não serve para essa pesquisa que estou fazendo...
- De que é mesmo, nem lembro mais?
- É para escolher o melhor restaurante de São Paulo.
- Ah! Mas isso é fácil. É o Fasano.
- Como assim? O sr. já comeu lá?
- Eu não, mas sei que o meu patrão sempre almoça lá com os amigos dele. E se ele vai, deve ser o melhor de todos. Meu patrão tem bom gosto, trocou agora mesmo seu BMW por uma Mercedes...
E nisso o ônibus chega e a entrevista termina.
O pesquisador, para não perder tempo, pois tempo é dinheiro, já sabe o que vai botar no seu questionário.

Um comentário:

  1. O Mota , a maioria dos trabalhadores leva a bóia de casa mesmo , é mais barato .

    ResponderExcluir