domingo, 24 de abril de 2011

Começando (mal) o Dia


A única estação de rádio paulistana que se dedicava exclusivamente à música erudita, a Cultura FM, não resistiu ao aparelhamento da Fundação Padre Anchieta, e incrustou em sua grade um programa chamado "Começando o Dia", mero folheto de propaganda tucana.
A estreia, na segunda-feira, teve ares triunfais: o entrevistado foi, nada mais, nada menos, que FHC, aquele ex-presidente que não perde uma chance de mostrar a todos, em qualquer hora e lugar, seus claros sinais de  senilidade.
Como todos sabem, a Fundação Padre Anchieta, instituição que deveria estar ao serviço do público, já há algum tempo virou um mero instrumento da máquina publicitária dos políticos do PSDB. A qualidade da programação da TV Cultura, seu principal veículo, caiu vertiginosamente, e atualmente ela nem mais se preocupa em disfarçar seu desvio partidário.
A rádio Cultura FM, porém, até a semana passada passava incólume ao largo desse aparelhamento. Sempre havia sido uma ilha de tranqulidade na algaravia do dial. Nos anos todos em que está no ar ajudou a educar musicalmente os ouvidos de muita gente.
O tal do "Começando o Dia", apresentado no release da emissora como "um mix de música clássica com informações de política, economia, cultura, sustentabilidade e comportamento", além de poluir a programação, escancarou a sede dos tucanos pelo poder: hoje foi a vez do secretário estadual de Energia, José Aníbal, eleito deputado federal pelo PSDB, notório pretendente à prefeitura paulistana, irradiar seus conhecimentos.
Os ouvintes fieis da emissora aguardam, ansiosos, pelos futuros convidados do programa. Ainda há uma fila enorme de tucanos à espera da hora de martelar o público com seu blá-blá-blá elitista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário