quinta-feira, 10 de março de 2011

Xenofobia à brasileira

François-Dominique Toussaint Louverture, libertador do Haiti

Matéria de Altino Machado, em seu Blog da Amazônia, mostra que o Acre tem sido o destino de muitos haitianos que conseguem escapar da miséria de seu país. Eles entram no Brasil pela fronteira do Estado com Peru e Bolívia, e o governo do Acre, por enquanto, não tem tomado uma atitude mais drástica em relação a eles, acolhendo-os por uma questão humanitária.
O relato de Altino é muito interessante, mas mais curiosa é a reação dos seus leitores, que mostra que a xenofobia não é exclusividade de quem mora no lado de cima da Linha do Equador.
A ira demonstrada por alguns dos internautas em relação aos coitados dos haitianos é exatamente igual àquela demonstrada por qualquer um dos seguidores de Le Pen, na França, ou do Tea Party, nos Estados Unidos, quando se toca no assunto imigração.
Abaixo estão alguns dos comentários que foram feitos sobre a matéria do Altino:

"Nem irei criticar o que está acontecendo, pois no Brasil do PeTê pode tudo"
"Finalmente o Acre tá servindo para alguma coisa hahahha"
"ERA SÓ O QUE FALTAVA MESMO! A RALÉ DO SUBMUNDO QUERENDO FAZER AQUI NO BRAZIL A MESMA COISA QUE ELES FIZERAM NO PAÍS DELES." DEPORTAÇÃO JÁ!"
"É isso que colhemos do que o Lula plantou. Não tenho nada contra os haitianos, mas a política de passar a mão na cabeça nos coloca como trouxas."
"E o fim da Rosca… O Brasil é uma fossa social…"
"Tomara que eles invadam o nordeste. mas provavelmente virão pra SP"
"E triste a situacao do Haiti, mas convenhamos, se tal eleite do pais sai do pais, quem vai reconstrui-lo, ONG’s? E o Brasil, sera cumplice disso e agora porque tem questao humanitaria vale tudo? As regars vao por agua abaixo? E eles vao fazer o que no Acre, ajudar a desmatar a Amazonia, como ja fizeram no pais deles, um ilha que foi destruida, nao pelo terremoto, mas pelos proprios haitianos. A melhor ajuda que eles podem ter, e no pais deles e que eles possam ajudar na reconstrucao trabalhando la, se esforcando la, nao aqui. A lei e para todos, ou vamos para anarquia logo de vez."
"FORA ESSE POVO DO HAITI….XÔ DAKI, JÁ TEMOS PROBLEMAS DE + XÔ"
"Como eles acharam o Acre? Nem a gente consegue encontrar!"
"Mais, essa agora, já naõ basta a pobreza daqui vem esses coitados passar necessidades aqui não tem em prego nem para brasileiro , aqui vai virar o que manda esse povo embora, nos tbem temos nossos problemas."
"O PT irá fazer o de sempre, usar o meu e o teu dinheiro pago por nós otários para os Haitianos, e durante isto o governo dá aumento só para eles e lesa ainda mais os aposentandos com um INSS falido"
"CADE A SEGURANCA DE NOSSAS FRONTEIRAS??????"
"MEIA VOLTA RAPIDINHO PARA ESSA TURMA!! JÁ TEMOS PROBLEMAS DEMAIS. AGORA COM ESSES HAITIANOS!! FICA O BRASIL QUERENDO RESOLVER O PROBLEMA QUE É DA FRANÇA, E NÂO DO BRASIL!! MANDA ESSA TURMA PRO EU!! SE ABRIR A PORTEIRA VAI ENTRAR MILHARES!!"
"caracas, tanto pais pra esses caras escolherem, escolheram o brasil. Tem mais é que se fuder mesmo. Será que tão achando que aqui terão vida boa? Ponho todas minhas fixas que daqui 2 meses estarão implorando para ir embora. E assim caminha a mediocridade."
"Desculpem mas já temos problemas mais do que suficientes aqui no Brasil, inclusive 30 milhões de mendigos oficias que vivem do Bolsa-Familia, melhor voltar ao Haiti e tenrar reconstruir o pais de vocÊs."
"O Brasil é dos brasileiros… já temos nossos problemas."
"TOMARA QUE NÃO VENHAM PARA GOIÁS…"
"Todo nação tem os seus problemas e com o Brasil não é diferente, como é o caso do Norte e Nordeste do País, e agora com a maior catástofre do País no R. de Janeiro.
O que o Brasil tem a ver com os problemas dos outros paises, se, inclusive, ninguem se interessa pelos nossos problemas?
Por esta e outras é que se questiona: cada País tem o governante que merece, e com o Brasil tbem não é diferente…
Responsabilidade e competência não é para quem quer e sim para quem tem….
O Lula no seu desgoverno, passou mais tempo viajando no Aerolula desperdiçando o dinheiro público, distribuindo o dinheiro do nosso País para a sua Corja, concedendo linhas de crédito para os seus CUpaêiros e ainda abrindo as nossas fronteiras para invasão dos africanos…
Ê povin tapadooo estes eleitoresss brasileirosss ! ! !"
"tudo bem que o brasil refugia pessoas mas o brasil nem consegue resolver os proprios plobemas e vai ajudar outros me desculpe mas primeiro o nosso depois os outros e o brasil ja virou porto de mistiçagem e de refugio nessa frequencia nao da"
"Agora virou piada… O Brasil, segundo alguns ilustres comentaristas, deve ser a casa da mãe Joana. Se esses desocupados conseguem 1.000 dólares cada um para chegar até aqui, significa que seus familiares não estão assim tão mal, não é verdade? Estudantes uma pinóia! Vão se infiltrar na sociedade brasileira e explorar o que sabem fazer de melhor: droga, crime e prostituição! Deportação já! Dessa espécie já temos mais que suficiente, incluindo os nacionais."
"O Brasil empresta seus soldados para ajudar a reconstruir o Haiti e eles, em vez de ajudarem lá, não mexem uma palha e ainda vêm para cá. Devem ser deportados como manda a lei. Chega dessa história de direitos humanos. Em vez de trabalharem, ficam só vagando e frequentando igrejas, rezando, como se isso adiantasse alguma coisa."
"Se apagarem a luz, só eles dando um sorriso para achá-los"
"Nao e pq sao feios de doer ou pq sao Negros chocolate. Nao se tem infraestrutura nem pra nos…e como tem comentario racistinha contra nossos brasileiros de olhos azuis por aqui nao? Inveja mata negaiada!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário