quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Realpolitik

Ministro Jobim, o amigo de Serra, de Lula, de Dilma (ABr)

Está certo que um governo de coalizão não é a coisa mais homogênea do mundo, pois reúne pessoas que representam um amplo arco ideológico.
Há gente de esquerda, de centro, de direita, até mesmo alguns radicais dos dois lados, que tentam conviver sem darem pontapés uns nos outros. Mas bem que a presidente eleita, Dilma Rousseff, poderia escolher um pessoal um pouco melhor para seu ministério.
Não é possível que o PMDB não tenha em seus quadros gente mais bem preparada que, por exemplo, Moreira Franco ou Garibaldi Alves, que foram nomeados para as pastas de Assuntos Estratégicos e da Previdência Social.
O caso de Edison Lobão, que continuará nas Minas e Energia, é outro mistério. Bem, na verdade não há segredo nenhum em sua indicação: ele é homem de confiança de José Sarney, que o indicou, e ponto final, e como se sabe, o coronel maranhense foi figura-chave na sustentação dos dois governos Lula.
E tem também o Nelson Jobim, que, se José Serra tivesse sido eleito, certamente estaria entre os ministeriáveis...
Infelizmente, essa é a realpolitik, a dura realidade, a vida como ela é. O PT, pelo menos desde 2003 aprendeu que não basta ganhar uma eleição: é preciso depois governar, e, para isso, é bom estar preparado para engolir muitos sapos.
Felizmente, a presidente Dilma é uma mulher que sabe o que quer, tem sólida formação ideológica, e deverá manter sob rédea curta os alienígenas que foi obrigada a acolher em sua equipe de governo.
Pelo menos essa é a esperança de muita gente que votou nela...

Um comentário:

  1. Prezado Mota
    Faço aqui o mesmo comentário que fiz no Blog do Len:

    Por que só “eles” podem ter canalhas na equipe de governo? Se “eles” têm, temos que ter os nossos… Não será esse o raciocínio Lula/Dilma? Odeio ética de crasse mérdia… É SEMPRE fascista.
    Abraço
    Castor Filho

    ResponderExcluir