segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pobres e miseráveis


O comentário do tal Prates na RBS de Santa Catarina, que não se conforma que "miseráveis" saiam dirigindo por aí seus próprios carros, infelizmente não é um sentimento isolado de um maluco preconceituoso.
Ele é forte na classe média, que cultiva a mesma percepção de que se os pobres se contentassem em ficar no "seu lugar", o mundo seria bem melhor.
Outro dia mesmo ouvi uma observação desse tipo de uma pessoa que tem todos os motivos para não fazê-la: estudou em ótimas escolas, está muito bem empregado, é inteligente e coisa e tal. Mas ele também acha que se as estradas e as ruas da cidade estão cheias de carros, a culpa é de quem os compra. No caso, dos "miseráveis".
Há algum tempo o jornal Globo publicou uma reportagem que constatava, em tom indignado, que boa parte da população atendida pelo Bolsa Família estava comprando.... eletrodomésticos!
E uma certa "cientista social" com horário na rádio CBN e generoso espaço no mesmo Globo não foi capaz de dizer que se houvesse um "apagão" no país a culpa seria de Lula, que havia reduzido a tributação de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado? "Ele não sabe que existe verão todo ano?", perguntou a moça.
A conclusão da história é que, se por um lado o preconceito contra pobres, negros, homossexuais, nordestinos etc etc é coisa velha, por outro parece que setores da nossa sociedade expõem agora mais um, contra a mobilidade social.
Eles estão simplesmente apavorados com a ideia de que os "miseráveis" deixem de viver na miséria e os "pobres" acabem se tornando remediados.
É de lascar!

Um comentário:

  1. Lamentável.
    Num Domingo desses qualquer,vi no Faustão uma infame piada de um 'comediante'do Zorra Total.

    Como se estivesse com a 'piada' pronta para ser dita ao vivo e lá na hora,ele falando de outro assunto,foi imendando até falar merd*.
    Disse que o Bolsa Família nada mais é do que o dinheiro da classe média para a pobre.
    Depois de um silêncio geral na plateia.O contraditório Faustão interrompe e diz que isso é para se pensar.A plateia,tenho certeza,gente rica ali não tinha.Mas aplaudiram infelzmente.

    E se fez no ar algo como "ele tem razão.

    Esses dois 'palhaços' e cia,estão temendo a distribuição de renda,a qualidade de vida do povo mais pobre,estão temendo a maioria.

    Esperem burguesia,o povo tá vindo aí!

    ResponderExcluir