terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ultrapassado?

Faro: memória viva da MPB, mas para Sayad, ultrapassado

Leio, atônito, essa nota no site do Luis Nassif.
Mesmo nestes tempos de duro embate eleitoral, é de extrema importância:

Sayad se apequena perto do "Baixo"


Em reunião ontem, na TV Cultura, com o pessoal da área de musicais, João Sayad afirmou que o programa Ensaio - o mais importante programa de música da história da televisão brasileira - está ultrapassado e será revisto, porque ele não gosta e o modelo é de quarenta anos atrás.
Um dos funcionários rebateu:
- O senhor é um economista, acostumado com calculadoras e planilhas. Nós aqui dos musicais estamos acostumados com sonhos, música e sentimentos. E a gente se espelha não em números, mas nesse senhor aqui do lado, que se chama Fernando Faro.
Justamente o pai do Ensaio e do programa Mobile (que foi desativado).
Sayad virou-se para um assessor do lado e cochichou:
- Quem é?
Não sabia quem era Fernando Faro, o "baixo", um dos mais importantes personagens da música e da cultura brasileira das últimas cinco décadas. O programa símbolo da TV brasileira, que documentou a música brasileira ao longo de tantas décadas foi julgado e condenado... pelo Sayad. Que nem sabia quem era Faro e o que representa o Ensaio.


Um pequeno comentário:
O trabalho de Fernando Faro na TV Cultura em quase quatro décadas resultou num dos acervos culturais mais importantes do Brasil.
Em lindas imagens e sons maravilhosos, o programa Ensaio registrou praticamente toda a riquíssima história musical brasileira da segunda metade do século 20 até os nossos dias.
O "Baixo", como Faro é conhecido em todo o mundo artístico, é uma das mais importantes figuras da cultura nacional - ele mesmo um documento vivo sobre a MPB.
É inacreditável alguém querer sujeitar a sua obra monumental às leis do mercado.
Não é possível que a estupidez chegue a esse ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário