quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cacareco, Tião, Tiririca

O fenômeno Tiririca, que pede o voto ao eleitor "porque pior que está não fica", embora seja objeto de uma avalanche de críticas, não é algo novo na política brasileira.
Em todas as eleições aparecem candidatos como ele, sem nenhum preparo para exercer o cargo, e que apenas se lançam na vida pública para ganhar um tanto de publicidade.
Se, num desses acasos, acabarem eleitos, tanto melhor: afinal, com toda a verba disponível para manter um gabinete cheio de assessores, a rotina de um deputado não deve ser de todo desagradável ou complicada.
O caso do Tiririca se destaca das outras candidaturas "trash" porque ele foca, explícita e desavergonhadamente, aquele eleitor desiludido com a política e os políticos. Nesse sentido, votar em Tiririca é um ato de protesto. Não deixa de ser uma incoerência, mas o que fazer?
Esse tipo de voto também não é novidade nas campanhas eleitorais brasileiras. Em 1958 o rinoceronte Cacareco, que habitava o Zoológico de São Paulo, teve cerca de 100 mil votos para vereador, na frente do candidato mais bem colocado.
Em 1988, o Macaco Tião, um chimpanzé ranzinza que vivia no zoo do Rio, teve 400 mil votos na eleição para prefeito, ficando em terceiro lugar entre 12 candidatos.
O efeito desse voto de protesto ajudou, sem dúvida, a eleger várias pessoas, como, por exemplo, do jogador de futebol Biro-Biro, bom meio de campo corintiano, que foi vereador em São Paulo de 1989 a 1992. O caso mais recente que me lembro é do costureiro Clodovil, que em 2006 conseguiu a façanha de ser o terceiro candidato ao Congresso mais votado em todo o país, com inacreditáveis 493 mil votos.
Com esses exemplos quero apenas relativizar a presença dessa turma nas eleições deste ano. É do jogo democrático. Quem não concorda com elas que não vote nelas.
O que realmente exige uma discussão mais profunda é o sistema político brasileiro, que permite a proliferação de partidos sem nenhum traço ideológico, que surgem apenas para atuar como balcão de negócios, transacionando legendas para quem quiser, vendendo seus horários gratuitos a quem pagar mais.
Se a legislação não fosse tão leniente, aposto que o horário eleitoral não teria essa infestação de Tiriricas que se vê agora.

4 comentários:

  1. Olá Motta,
    Vc acha mesmo que uma reforma partidária, eliminando partidos considerados "nanicos", iria resolver a questão?
    Essa reforma, por acaso, permitiria candidatos independentes de concorrer?
    Eliminar partidos fisiológicos e não ideológicos talvez resolveria. Mas como saber o que é um e o que é outro?
    Não estaríamos sufocando a democracia? Afinal, todo cidadão tem o direito de votar e de ser votado, não é?
    Creio que vc mesmo já deu a solução para o caso, quando diz que é do jogo democrático. Quem não concorda que não vote.
    É complicada a coisa. Vc tem alguma proposta?
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Certa vez vi como funciona esse jogo por meio de alguns conhecidos que assessoravam um candidato à Prefeitura de São Paulo.
    É um outro mundo, de currais eleitorais montados, profissionais de venda de votos, partidos que se ofereciam para os candidatos mais ricos, tudo o que a gente imagina que ocorra neste país, mas muito, muito pior, pois o negócio era escancarado e aqui mesmo em São Paulo, não em algum grotão perdido nas lonjuras do Brasil.
    Sinceramente, não tenho ideia do que seria melhor fazer para que a política começasse a ser algo mais sério. É realmente muito complicado...
    Só sei que o problema todo começa nos partidos, não todos eles, claro, mas esses nanicos principalmente, que fazem das candidaturas um negócio muito lucrativo.
    Acho que qualquer tentativa de subir o nível da política brasileira deve começar por aí, mas não tenho ideia de como isso pode ser feito.
    De qualquer forma, enquanto nada muda, o jeito é rejeitar, nas urnas, esse pessoal, é tentar conscientizar o eleitor que um bom deputado, um bom senador, um bom vereador, pode fazer a diferença.
    Um grande abraço do amigo.

    ResponderExcluir
  3. Eu e minha família votamos no Tiririca, pelo menos e uma cara nova no congresso, um cara humilde, do povo.
    Votamos no Tiririca, pior que ta não fica.

    ResponderExcluir
  4. Candidatos Cacareco, Tião, Tiririca e... principalmente TROLOLENTOS:

    http://www.materiaincognita.com.br/trololo-politico-do-ze-video-de-satira-politica-no-youtube/

    ResponderExcluir