quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novo mundo


Uma revolução silenciosa invade os quatro cantos do país. Sem alarde, toda uma geração trava contato com um mundo antes inacessível - um mundo repleto de maravilhas e surpresas.
Segundo o Comitê Gestor da Internet, 36% das casas brasileiras possuíam pelo menos um computador no ano passado, o que significa um aumento de 30% no número das máquinas em relação a 2008. O mesmo crescimento foi observado com relação ao uso da internet nas residências: de 20% em 2008 para 27% dos domicílios no ano seguinte, o que representa um aumento de 35% no período.
O avanço é avassalador. Ontem, o governo publicou, no "Diário Oficial da União", decreto que regulamenta o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e detalha as regras para compra dos equipamentos, com o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe). O programa já funciona de forma experimental desde 2008.
A compra será feita por licitação. O decreto prevê que as especificações técnicas dos equipamentos serão definidas pelos ministérios da Educação e da Fazenda, que também poderão determinar preço mínimo e máximo para os computadores. Na última licitação, o preço pago pelo governo por laptop foi R$ 550. De acordo com o MEC, o edital deve ser lançado em até três semanas.
Terão prioridade equipamentos que utilizem software livre e de código aberto, sem custos de licenças. O BNDES vai oferecer uma linha de crédito de R$ 660 milhões para que Estados e municípios comprem os laptops. O Recompe prevê isenção de IPI, PIS/Pasep, Cofins, Imposto de Importação e da Cide para o vencedor da licitação.
Até agora, o governo comprou 150 mil computadores, que devem ser distribuídos a 300 escolas da rede pública até o fim deste ano.
Em pouco tempo, bem menos que se possa supor, os computadores estarão em praticamente todas as residências do país e o uso da internet será generalizado - o Plano Nacional de Banda Larga é outra iniciativa do governo federal que não pode mais ser barrado pelas forças do atraso.
O Brasil cresce de várias maneiras, inclusive na forma de democratizar a informação.
(Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário