sábado, 13 de março de 2010

Menos impostos

Uma péssima notícia para os ditos "liberais", aqueles que se dizem "democratas" ou "sociais-democratas", mas que no fundo, no fundo, são apenas disciplinados direitistas: segundo estudo do Ipea, a carga tributária caiu no ano passado para 34,28% do PIB. A queda da arrecadação se deu por causa da crise econômica e das reduções de impostos que entraram em vigor em 2009.
Foi o menor percentual desde 2007, quando a carga tributária tinha ficado em 34,46% do PIB. Em 2008, os tributos somaram 34,85% do PIB. Foi a primeira vez que o indicador caiu desde 2006, quando fechou em 34,02% do PIB, contra 34,05% no ano anterior.
De acordo com o Ipea, a redução da carga tributária ocorreu principalmente no governo federal, cujas receitas com tributos passaram de 23,5% do PIB, em 2008, para 22,96% no ano passado. Em relação aos Estados e municípios, o indicador fechou 2009 em 11,32%, praticamente estável em relação aos 11,35% registrados em 2008.
As desonerações promovidas ao longo do ano passado para estimular a economia em meio à crise representaram 0,7% do PIB, informou o órgão. Os cálculos do Ipea já levam em consideração o PIB divulgado pelo IBGE, de queda de 0,2% no último ano.
Segundo o Ipea, a queda na carga tributária só não foi maior porque, no ano passado, a arrecadação sobre a folha de pagamento cresceu de 8,10% do PIB, em 2008, para 8,75% em 2009.
“Apesar da forte queda na arrecadação de impostos vinculados à produção e à renda, os diversos tributos incidentes sobre a folha de pagamento cresceram significativamente no ano passado, comportando-se como se não houvesse crise”, destacou a nota técnica do órgão.
Outras estimativas também apontam a redução na carga tributária, mas com resultados maiores que o divulgado pelo Ipea. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a carga tributária no ano passado atingiu 35,09% do PIB, contra 35,16% em 2008. O documento, no entanto, foi divulgado em fevereiro e ainda não inclui o PIB anunciado ontem pelo IBGE.
Como se sabe, os "liberais" adoram dizer que o governo federal só sabe aumentar os impostos para abastecer a sua rede cada vez maior de asseclas travestidos de funcionários públicos, verdadeiros sanguessugas da riqueza nacional.
Mas a história, bem se vê, é muito diferente. (Com informações da Agência Brasil)

2 comentários:

  1. Motta:

    Como é bom saber que você continua o velho e bom jornalista que conheci, pois já não aguento mais esses patéticos jornalões e seus filhotes de tucanos encastelados nos postos de comando. Já me valeu o dia, meu nobre companheiro. Avise quando estiver por Jundiaí para tomarmos umas, pois continuamos, tenha certeza, dentro da mesma trincheira.

    ResponderExcluir
  2. E aí, Dago, como vai a luta?
    Pois é, a internet nos dá a possibilidade de nos expressar livremente.
    Além disso é um meio de rever os amigos.
    Um grande abraço do amigo.

    ResponderExcluir