domingo, 17 de janeiro de 2010

Dor de barriga

Quase pouco se tem lido na imprensa sobre o surto de diarreia no Estado de São Paulo. As informações são ainda bastante vagas, mas os relatos indicam forte incidência da doença no litoral, principalmente no Guarujá, que, nesta época do ano, recebe dezenas de milhares de turistas, em algumas cidades do interior e na própria capital.
O secretário de Saúde do Guarujá, Marco Antonio Barbosa, acredita que a epidemia é um fenômeno único e há boas chances de ela ter sido causada pelo norovírus, detectado em Olímpia, município a 447 quilômetros da capital. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) está fazendo análises para descobrir se praias de Santos e Guarujá possuem, em suas águas, um outro tipo de vírus que causa diarreia, o enterovírus.
Em Olímpia, exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz mostraram que o surto de diarreia foi causado pelo norovírus, mesmo vírus que, no ano passado, provocou diarreia em cerca de 350 turistas que viajavam em um cruzeiro entre o Rio e o Nordeste. Na cidade paulista foram registrados, entre 30 de dezembro e o dia 12 deste mês, 367 casos de diarreia, muitos deles em turistas que frequentaram um parque aquático que recebe centenas de visitantes por dia.
Segundo a Secretaria da Saúde de Olímpia, é provável que os casos da doença tenham sido provocados pelo norovírus. Os sintomas são náusea, vômito, diarreia e dores abdominais, além de fortes dores de cabeça e febre.
O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, admitiu na semana passada que "tecnicamente" já é possível afirmar que a Baixada Santista enfrenta um surto de diarreia.
A declaração foi dada com base em informações repassadas pelas autoridades de saúde da região, a respeito do número de casos da doença registrados desde o Natal. Ele disse que não há uma definição exata sobre o que vem motivando o aumento desses diagnósticos:
- Até o momento, não conseguimos descobrir a causa exata do problema. Os municípios estão trabalhando nisso.
Barradas Barata lembrou que há indícios do crescimento da doença em outras regiões do Estado, ainda que em escala menor.
Há a suspeita que o surto de diarreia esteja sendo causada pela ingestão da água distribuída pela Sabesp. A Secretaria de Saneamento afirma que o líquido é próprio para o consumo. Mas a própria empresa admitiu que, no ano passado, a água de alguns municípios litorâneos continha quantidade acima da normal de coliformes e estava, portanto, contaminada.
Espera-se que a grande imprensa, tão diligente nos casos das recentes epidemias imaginárias de febre tifóide e gripe suína, aja, neste caso, com a mesma rapidez, firmeza e profissionalismo das vezes anteriores.
Ou isso é pedir muito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário