sábado, 5 de dezembro de 2009

A lição do mestre



"O nosso mundo é sombrio. É só olhar mendigos debaixo de uma ponte qualquer para ver Goeldi lá. Uns vêem em minhas obras o horrível, outros acham o monstruoso, já outros observam o heróico. Isso fica a critério do público."
Marcello Grassmann

Um dos mais importantes artistas brasileiros, o desenhista e gravador Marcello Grassmann, tomou a iniciativa de, aos 84 anos, reunir toda a sua magnífica obra de gravura em metal, 189 trabalhos, numa edição especial, que está colocando à venda.
O aperitivo da coleção está num blog especialmente criado, pelo qual as pessoas ou instituições interessadas podem entrar em contato com o artista - ou comprar os seus trabalhos.
O preço, em se tratando de alguém da dimensão de Grassmann, é uma pechincha: R$ 150 mil, ou R$ 793,65 por gravura.
A iniciativa chama atenção não apenas pela sua importância cultural, mas pelo ineditismo. Marcello Grassmann nunca foi um criador atraído pelo marketing fácil: a consistência e a coerência de sua obra atemporal e além dos modismos, já são garantia de que ela prescinde dos artifícios publicitários muito usados por outros artistas menores.
Seja lá por que motivos Grassmann desta vez tenha se exposto tanto, sua atitude demonstra quão escassos são ainda os meios de acesso do público às artes plásticas no Brasil.
Ao utilizar a internet, essa maravilha contemporânea que revoluciona o mundo de várias maneiras, para "vender" o trabalho de sua vida, Marcello Grassmann demonstra que a sabedoria dos verdadeiros mestres vai além das verdades insofismáveis que porventura eles apregoem: antes disso, ela se constrói com a humildade que só os homens sinceros carregam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário