sexta-feira, 30 de outubro de 2009

No pique e na vanguarda

O DEM nada mais é que o velho PFL, partido que reunia os políticos mais reacionários do país, muitos deles com notáveis contribuições à ditadura militar. A extrema-direita, para não usar nenhum eufemismo.
O PFL mudou de nome porque já não ganhava mais nem eleição para síndico de prédio. Não deu certo, a agremiação continua com a sua irresistível vocação de perdedora e, como não consegue se livrar das raízes, de golpista. Tem o costume de, a toda hora, apelar para o tapetão, pois, sem votos, o que lhe resta?
O DEM não apresenta propostas de governo, a não ser a de que os ricos não devem pagar impostos. O ideal de liberdade que prega em seu estatuto resume-se na divisão do mundo em uma Casa Grande e muitas Senzalas.
Mas apesar de todos esses elementos sombrios, o DEM tem uma extraordinária vocação para a comédia. Ou para a farsa.
Exemplo disso é o release que distribuiu para a imprensa, sob o nome de um boletim intitulado "Democratas Informa" (democratas é o nome que os demistas dão a si mesmo, o que já é uma boa piada). Nele, avisa sobre a realização do "2º Encontro Nacional da Juventude Democratas", em Blumenau, a partir de hoje e até a segunda-feira, dia 2, Finados - que data seria melhor para encerrar tal evento?
Como peça de humor, o boletim é insuperável. Os erros de português são desculpáveis, pois afinal foram cometidos por jovens - idealistas e afoitos, que pecam por excesso de vontade de ver o Brasil melhor e se atrapalham nessa nobre missão.
Com a palavra, então, os jovens "democratas":

É um evento organizado para ser simplesmente o melhor de todos já feitos pelos braços partidários de jovens. No lugar de assembléias, cerimoniais e votações exaustivas, o foco será debater em exaustão a política jovem no Brasil. Internet, a imagem dos políticos, a militância de oposição são alguns dos temas escolhidos a dedo. Tudo isso estará acontecendo dos dias 30 de outubro a 02 de novembro em Blumenau, Santa Catarina.
Entre os palestrantes estão nomes de peso. Marcelo Tas, o comandante do CQC, estará lá para revelar os macetes da complicada relação internet x jovem x twitter x política. Mário Rosa, o autor de A Era do Escândalo, falará sobre os cuidados com a imagem pública. Antonio Lavareda, o cientista político sempre convocado pelos marqueteiros, fará um panorama do cenário eleitoral.
E terá muito mais: o sociólogo Amaury Souza, o blogueiro Marcelo Vitorino (Pergunte ao Urso), o líder estudantil venezuelano Yon Goicotchea, que tornou-se símbolo da resistência contra a repressão chavista e as grandes lideranças do Democratas (deputados Rodrigo Maia, Ronaldo Caiado, ACM Neto, Paulo Bornhausen, José Carlos Aleluia; senadores Agripino Maia, Raimundo Colombo, Demóstenes Torres).
E, é claro, vai ter também muita festa. Primeiro, por que para o jovem a política significa fazer novos amigos. Para muitos que sairão de canto distantes do país e que já mantem contato pelas redes na internet, o evento é a oportunidade conhecer cara-a-cara os parceiros de militância política.
Na organização geral, está a moçada de Santa Catarina , que montou um verdadeiro quartel-general para que absolutamente todo detalhe corra bem. Afinal, a previsão é de uma festa com mais de 800 jovens.
"Vamos mostrar ao Brasil que somos uma oposição responsável. Mas também questionadora, no pique e na vanguarda - como todo jovem deve ser", resume o presidente nacional da Juventude Democratas, deputado Efraim Filho.


PS.: O deputado Efraim Filho tem 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário