quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Nervos de aço

O governador José Serra diz ter "nervos de aço em política", referindo-se às pressões de seu partido e de aliados para se declarar candidato à sucessão de Lula.
Ele quer que o candidato tucano seja definido somente em março do ano que vem, quando vence o prazo fixado pela lei eleitoral para se afastar do governo paulista, caso queira disputar o Planalto. Seu concorrente à indicação, o governador de Minas, Aécio Neves, espera uma decisão da legenda até janeiro.
Todo mundo sabe que Serra pretende ser o candidato tucano. Pode, quando muito, ter algumas dúvidas sobre o potencial de crescimento dos principais adversários, Dilma Rousseff e Ciro Gomes. Nesse meio tempo, analisa suas chances de liquidar a fatura. Só não disputa a eleição presidencial se perceber que corre mais riscos que o planejado.
Ao afirmar ter nervos de aço, Serra fez uma revelação mais importante que todas as contidas no seu caudaloso perfil publicado pela revista "Piauí": nele, o mais interessante que se fica sabendo é que Serra não possui diploma universitário e que é misofóbico, ou seja, tem necessidade de lavar as mãos compulsivamente - no seu caso, com álcool.
Dessa vez, porém, Serra mostrou aos impacientes repórteres a sua alma. Um grande músico e poeta popular, o gaúcho Lupicínio Rodrigues, dissecou, numa de suas obras-primas, quem são essas pessoas como Serra:

"Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
Ter loucura por uma mulher
E depois encontrar esse amor, meu senhor
Ao lado de um tipo qualquer
Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
E por ele quase morrer
E depois encontrá-lo em um braço
Que nem um pedaço do seu pode ser
Há pessoas de nervos de aço
Sem sangue nas veias e sem coração
Mas não sei se passando o que eu passo
Talvez não lhes venha qualquer reação
Eu não sei se o que trago no peito
É ciúme, é despeito, amizade ou horror
Eu só sei é que quando a vejo
Me dá um desejo de morte ou de dor"

A canção chama-se, a propósito, "Nervos de Aço". Não se sabe quem causava a Lupicínio esse desejo de "morte ou de dor".
No caso de Serra, é mais fácil descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário