sexta-feira, 24 de julho de 2009

O bico dos tucanos

A notícia de que o bico desproporcionalmente grande dos tucanos serve para esfriar seus corpos foi destaque ontem em vários sites informativos da internet.
"O tucano é um bicho que chama a atenção: muito bizarro. Você logo pensa em para que serve aquele baita bico", diz Augusto Abe, biólogo da Unesp de Rio Claro, que descobriu a utilidade, junto com Denis Andrade, também da Unesp, e Glenn Tattersall, da Universidade Brock (Canadá).
O estudo foi publicado na revista "Science". Uma hipótese era que o bico fosse para alimentação. Outra que servisse para atrair parceiros. A função principal, porém,é ser um radiador, assim como a peça que circula água num motor de carro para resfriá-lo.
O bico do tucano tem tudo o que um bom radiador precisa. É grande, o que permite dispersar mais calor, e vascularizado, permitindo que o sangue circule mais.
E como os tucanos são originalmente do cerrado, onde existe uma grande oscilação térmica, precisam ter um bico, ou radiador, bem grande, pois naquela região os dias são quentes e as noites, frias.
Desvendado o mistério, fica em mim uma sensação de desapontamento. É que passei muito tempo pensando que o bico dos tucanos servia para outras coisas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário