sábado, 18 de julho de 2009

Jornalismo rápido, barato e vagabundo

Um mês depois, a derrubada da exigência do diploma específico para o exercício do jornalismo pelo Supremo Tribunal Federal já traz resultados visíveis à sociedade brasileira. Um deles é, justamente, o aparecimento de mais cursos de jornalismo - não em nível superior, mas essas picaretagens de quinta categoria, que buscam iludir incautos ou outros elementos também chegados na aplicação do 171.
Tudo com as bençãos dos ilustríssimos ministros do Supremo, para os quais jornalismo não é uma profissão que mereça ser regulamentada - segundo os ínclitos juristas, na prática, até mesmo um analfabeto pode dizer que é jornalista.
O advento do Google tornou tudo mais fácil. O interessado, então, com uma simples busca vê o mundo se abrir a ele.
O texto abaixo, por exemplo, é de um tal Cursos 24 Horas.
Nesta época em que a hipocrisia é moeda corrente, aceita em vários círculos da República, ele deve representar a chave do sucesso:

"Curso de Jornalismo On-line
Velocidade, tempo-real, hipertexto, interatividade, convergência de mídias...
Essas são as principais características e tendências do jornalismo na internet que você vai conhecer e dominar no Curso de Jornalismo On-line.
Vai também saber que é possível compatibilizá-las com a redação de um bom texto, correto, atraente, para conquistar a atenção do leitor e tornar-se um Cyber Repórter de sucesso.
E mais:
*Vai perder o medo da tecnologia e conhecer ferramentas úteis para o jornalismo on-line;
* Acompanhando o trabalho de jornalistas bem-sucedidos no mundo, você aprenderá a planejar sua reportagem, organizar suas fontes e agir em situações críticas;
* Também vai aprender a produzir uma publicação digital e a ganhar dinheiro no ramo de Jornalismo On-line;
Com o apoio de professores, com exemplos práticos e exercícios, este é um curso ideal tanto para quem quer completar sua formação de Jornalismo, como para quem ainda não se decidiu pela carreira e quer conhecer melhor esta profissão tão promissora.
Os principais tópicos do curso de Jornalismo On-Line são:
Introdução
Real Time
O Jornalismo na Era Digital
O Jornalista On Line
Sites úteis
Criando uma agenda de Fontes
Criando uma agenda de Pautas
Listas de Debates
Ferramentas úteis da Tecnologia
Utilizando a tecnologia ao seu favor
Produzindo uma Publicação Digital
O Planejamento
O Design
Hipertexto
Multimídia
Interatividade
O E-mail
Dicas para uma boa publicação digital
Classificados On Line
Ganhando dinheiro no ramo de Jornalismo On-Line
O Fim do Jornal Impresso?
Conclusão

Valor do curso completo:
R$ 40,00
SEM MENSALIDADES
Pré-Requisitos: Nenhum
Carga Horária: 45 horas

Os candidatos são informados que o "Cursos 24 Horas é um centro de educação a distância que busca o aprendizado de seus alunos por meio de cursos pela internet. O aluno baixa as apostilas, recebe o auxílio do professor e faz as avaliações no próprio site. No final, recebe o certificado em casa".
Também é interessante ao candidato a jornalista saber que, se por um desses azares da vida, descobrir que a sua vocação é outra, ele dispõe de mais alternativas - de igual ou maior importância -, tais como: Administração Contábil e Financeira, Administração do Tempo, Aprenda a Falar em Público, Chefia e Liderança, Departamento Pessoal, Educação Ambiental, Educação Infantil, Escrita e Redação, Fotografia Digital, Flash, Gestão Pública, Linux, Marketing Pessoal, Memorização e Leitura Dinâmica, Negociação, Noções Gerais de Direito, Photoshop, Power Point 2007, Propaganda e Marketing, Reciclagem e Energias Renováveis, Recolocação Profissional, Recrutamento e Seleção, Redes, Segurança do Trabalho, Segurança na Internet, Sucesso Profissional, TeleMarketing, Webmaster (aprenda a fazer um site),
Word e Excel.
Bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário